Você é carismático no trabalho? Veja como aumentar seu poder de conquistar os outros.

Picture

Quem não gostaria de ser mais interessante e carismático no trabalho? O carisma é responsável por influenciar outras pessoas e pode determinar o sucesso ou fracasso de um trabalho ou uma apresentação na empresa. Ele não só inspira outras pessoas, mas também faz com que elasse sintam bem consigo mesmas.

Para exercitar seu carisma e melhorar sua imagem perante os outros, preparamos uma lista de qualidades ou atitudes que as pessoas mais populares têm. Confira:

– Use metáforas e analogias

Esse tipo de recurso funciona bem porque tornam a mensagem mais fácil de se entender e se conectar a ela.

– Conte histórias e anedotas

Repare nos discursos do presidente norte-americano, Barack Obama. Ele sempre conta histórias sobre sua vida para clarear suas posições. Essa tática foi muito usada por ele em seu famoso discurso nas eleições de 2008.

– Use contrastes

Esse recurso é efetivo porque combina razão e paixão. Um exemplo famoso foi dito por John F. Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos: “não pergunte o que seu país pode fazer por você, mas sim no que você pode fazer por seu país.”

– Use listas com três partes

Essa tática torna as coisas acessíveis e fáceis de entender. Por exemplo: um executivo diz à equipe: “temos o melhor produto. Temos a melhor equipe. Mas não batemos nossas metas.” Três frases importantes ditas de forma simples podem ser entendidas por todos e passa a mensagem deforma efetiva.

– Use expressões de convicção moral e reflexões dos sentimentos do grupo

Use seu exemplo pessoal para motivar as pessoas. Diga que entende o momento difícil e que isso já aconteceu com você, mas que há planos para alterar a situação.

– Estipule objetivos altos e inspire confiança de que eles podem ser atingidos

Ghandi, certa vez, disse que estabeleceria a paz entre a ocupação britânica e a Índia sem violência, o que muitos consideraram impossível. Mas ele não só estabeleceu essa meta, como também projetou confiança de que era possível.

– Use um tom de voz animado, expressões faciais e gestos

O otimismo na sua forma de se comportar e falar é o que vai influenciar as pessoas. Busque sempre acreditar 100% no que você está dizendo.

Compartilhe.