Você assistiu ao filme O Poderoso Chefão? Saiba como ele pode te ajudar a ser um bom líder

Você provavelmente já assistiu ao clássico O Poderoso Chefão, estrelado por Al Pacino e Robert De Niro. Mas o que você não deve ter percebido é que esse clássico do cinema pode te ajudar – e muito – a ser um bom líder.

Segundo o empreendedor norte-americano Justin Moore, fundador e atual presidente da Axcient, companhia que fornece serviços de recuperação de arquivos para pequenas e médias empresas, defende o filme como obrigatório para todo CEO ou àqueles que pretendem seguir esse passo na carreira. “Eu não apoio o crime ou a violência e não estou sugerindo que os negócios devem funcionar como a máfia, mas, como um CEO, me identifiquei com algumas situações do filme”, diz ele.

Ao site da Fast Company, ele enumerou cinco lições de liderança que podem ser tiradas de “O Poderoso Chefão”. Veja:

1. Crie uma network poderosa

“Algum dia, e esse dia pode nunca chegar, eu ligarei para pedir que você faça um serviço para mim”. As palavras de Vito Corleone ilustram a capacidade do fictício chefe da máfia norte-americana de criar uma comunidade leal ao seu redor. Um bom executivo deve ter uma rede de contatos influentes. “Isso permite que as companhias trabalhem em mercados desafiadores e possam alcançar o sucesso global. Como um CEO, é parte do meu trabalho ser uma pessoa com muitos contatos.”

2. Cobre resultados

“Nos momentos em que Vito Corleone permitiu que algumas de suas fraquezas fossem notadas por inimigos, eles tentaram assassiná-lo. E isso aconteceu, principalmente, por causa de falhas de sua equipe”, observa Moore. Para o executivo, o sucesso nos negócios depende do fato de ser agressivo e estar extremamente focado em atingir metas e resultados. Tolerar baixas performances de pessoas ou produtos apenas tira o fôlego e o sucesso da companhia.

3. Não deixe que as emoções tomem conta de você

Ao tentar convencer Sonny e Tom Hagen de que era preciso matar o policial Sollozo, Michael Corleone diz: “Não é pessoal, Sonny. São apenas negócios”. Segundo Moore, muitas pessoas não gostam de falar sobre isso, mas, nos negócios, existem vencedores e perdedores. Se você não eliminar seus concorrentes, eles vão te eliminar. Para o CEO, quando as pessoas tomam decisões baseadas na emoção, elas tomam más decisões.

4. Seja decidido

Assim como muitos fãs de O Poderoso Chefão, Moore diz que assiste ao filme com uma combinação de choque e respeito. “Choque porque [Vito Corleone] é tão cruel que é capaz de matar um membro de sua própria família e respeito porque ele sabe exatamente o que quer, executa de maneira decidida e comanda com respeito e com uma liderança inabalável”, opina. Por isso, quando você souber o que precisa fazer, faça. Saiba que sua equipe está tomando as decisões certas e confie nela para executarem-nas também.

5. Passe tempo com a sua família

“Um homem que não passa tempo com sua família nunca poderá ser um homem de verdade”. Ao lembrar essa frase de Vito Corleone, Moore não está endossando o machismo do mafioso, mas fazendo uma crítica aos chamados “workaholics”. Apesar de a dedicação ser muito importante na construção de um negócio, ela não deve acabar com outras partes da sua vida. “Um líder não é capaz de tomar boas decisões a não ser que esteja conectado a outras pessoas e tenha paixões que não sejam o trabalho”, diz Moore.
Compartilhe.