Videogames: Como podem ajudar na sua carreira?

0

Finalmente chegou o momento em que você poderá dizer que está jogando videogame para se tornar um profissional melhor! Unir diversão e aprendizado é uma ótima combinação, não acha? E, por mais incrível que pareça, jogar videogame não é coisa de adolescente e nem tampouco nos deixa menos inteligentes ou atentos. Ao contrário do que se pensa, ele exercita o seu cérebro e pode te ajudar a ser um profissional mais preparado para os desafios do mercado de trabalho.

A informação de que o videogame é um aliado no processo de aprimoramento dos profissionais vem da Universidade de Denver, que comprovou que as habilidades dos jogadores de videogame são 14% superiores às dos não-jogadores. Em uma pesquisa com mais de 6,4 mil estagiários, chegou-se à conclusão de que os que jogavam videogame retinham 9% a mais de informação.

Não precisamos nem dizer que o videogame deve ser utilizado com moderação para que não se transforme em um vício ou prejudique as suas tarefas, mas, se bem dosada, uma horinha de diversão no videogame pode render diversos benefícios, que elencamos a seguir:

1. Aumento do poder de concentração

Você precisa estar concentrado e focado para conseguir jogar videogame. Basta aproximar-se de uma pessoa que está jogando e chamá-la. Dificilmente ela olhará para os lados e tirará os olhos da tela e essa capacidade de manter o foco é extremamente benéfica se utilizada no ambiente de trabalho, já que o deixará mais produtivo.

2. Aprimoramento da criatividade

Erros e acertos fazem parte de um jogo de videogame, que precisa ser experimentado até que você consiga superar os obstáculos e aprender os macetes do jogo. Essas tentativas estimulam a criatividade e fazem com que você se torne especialista em gerenciar situações complicadas de forma rápida e inteligente.

3. Melhora da capacidade de trabalho em equipe

Grande parte dos jogos de videogame atuais são jogados em grupos, o que requer uma certa interação com outros jogadores e trabalho em grupo para atingir um objetivo em comum. Ao aprender a lidar com outros perfis em um jogo de videogame, o profissional melhora suas capacidades de administrar o trabalho em grupo, adquirindo a habilidade de ceder e de contribuir para o bem de todos.

4. Estímulo ao pensamento estratégico

Se você quiser passar de uma fase para outra no videogame não tem jeito: é preciso se planejar e bolar uma estratégia. Quando um profissional desenvolve essas habilidades no videogame ele consegue ampliar seu pensamento estratégico e suas capacidades de raciocínio lógico para superar desafios complexos.

5. Aumento da agilidade

A velocidade é um item essencial na rotina de trabalho de grande parte das empresas. E os jogos de videogame permitem que você desenvolva a sua capacidade de responder rapidamente a estímulos, o que gera benefícios para a sua rotina no trabalho, já que você, muitas vezes, é forçado a tomar decisões de forma rápida e certeira.

6. Melhora na tomada de decisões

Em um jogo de videogame, o foco principal é sempre superar obstáculos e resolver problemas para chegar ao próximo nível. Enxergando as coisas dessa forma você consegue levar seu pensamento à solução do problema, mantendo o foco na tomada de decisões em vez de se distrair com problemas menores. A paciência é outra habilidade muito explorada pelos games, já que você precisa perseverar muitas vezes até conquistar o seu objetivo.

Aliar diversão e relaxamento a aprendizado é uma ótima maneira de melhorar como profissional e, ainda, distrair a mente. Usando o videogame com moderação você consegue aprimorar suas habilidades e se divertir, afinal, ninguém é de ferro. Aproveite esses benefícios!

Compartilhe.