Vale a pena trocar de emprego por um salário menor?

0

Ao contrário do que muita gente pensa, nem toda decisão de carreira deve girar em torno do dinheiro. Existem algumas ocasiões pontuais em que uma remuneração menos competitiva pode ainda ser viável na hora de escolher ingressar ou não em uma empresa.

Pensando em te ajudar a escolher o que faz mais sentido para seu momento de carreira, levantamos situações em que ganhar menos pode ser vantajoso. Mas, antes de definitivamente escolher um salário menor, vale a pena fazer um planejamento financeiro e avaliar se este é o melhor momento para a mudança. Confira!

Transição de carreira

É bem provável que em um período de transição de carreira você venha a ganhar menos e provavelmente você já constatou isso se pesquisou e planejou essa mudança. Nesse caso bem específico, é importante manter na mente as possibilidades que a nova empresa pode oferecer para sua carreira.

Benefícios e distância

Pode ser que essa remuneração abaixo do esperado seja compensada por benefícios mais agressivos e vantagens que facilitariam o seu dia a dia. Não compensaria ter um plano de saúde melhor, um vale refeição alto, home office, escritório pet friendly e bônus todo mês? Para quem vive em cidades de trânsito caótico, um trabalho mais perto de casa pode também significar ganhos expressivos em qualidade de vida.

Aprendizado e crescimento

Quer aprender algo novo no trabalho, mas está estagnado na sua empresa atual? Ao priorizar o aprendizado e o crescimento, pode ser interessante procurar oportunidades que sejam capazes de atender suas expectativas. E isso pode significar abrir mão de parte da sua remuneração.

Por outro lado, ao aprender coisas novas, você adquire diferentes habilidades e consegue se posicionar no mercado como um profissional bem qualificado para encarar o que vier.

Uma cultura melhor

A felicidade no trabalho está diretamente ligada ao ambiente que aquela empresa proporciona para seus funcionários. Se os seus valores não são compatíveis com o da empresa, talvez valha a pena repensar o aspecto financeiro para buscar uma nova oportunidade.

Esperamos que você tome a melhor decisão possível!


Quer receber conteúdo sobre carreira no seu feed? Curta a página da Love Mondays para não perder nenhuma atualização 😉

Compartilhe.