Três formas inteligentes de responder à pergunta “Quais são seus pontos fortes?”

Entrevistas de emprego sempre têm aquelas perguntas clássicas do tipo “Onde você se vê em dez anos?”, “qual é sua maior fraqueza?”, “conte-me mais sobre você” ou, ainda, “quais são seus pontos fortes?”, que desafia o candidato a pensar em uma resposta interessante e que fuja do tradicional, mas como fazer isso?

Para te ajudar nesse momento delicado, preparamos algumas dicas. Confira:

– Pense em qualidade, não em quantidade

Comecemos com uma lista do que não fazer. A pior resposta que você pode dar é uma longa lista de seus atributos (detalhista, extrovertido, independente, amigável, dócil, humilde, etc.).

É claro que você quer impressionar e mostrar que é a pessoa ideal para o trabalho, mas você será muito mais convincente se cortar a falação e falar genuinamente sobre seus pontos fortes. Para isso, escolha de um a três atributos que você deseje mencionar e que o qualificam como a pessoa ideal para o trabalho. Se a posição requerer interação com clientes, por exemplo, comunicação e bom relacionamento são bons atributos, por exemplo.
– Tenha uma munição de boas histórias

Não espere que o entrevistador acredite em tudo o que você disser sem que você comprove suas habilidades com evidências. Conte uma história que dimensione a sua competência. Por exemplo: “algumas de minhas qualidades são minhas habilidades de comunicação e disposição para tomar a iniciativa. Durante a minha última experiência profissional, enquanto eu administrava contas de social media, me certifiquei de que todos na equipe estavam na mesma página, enviando semanalmente um e-mail, onde eu mantinha a equipe informada e obtinha feedbacks.”

– Procurar brechas e aproveitá-las

A melhor coisa na pergunta sobre os pontos fortes é que ela abre a oportunidade de você falar sobre o que quiser na sequência. Então, você pode pensar em algo sobre o qual gostaria muito de falar durante a entrevista, mas ainda não teve a chance.

Talvez você tenha uma história incrível para contar, então esse é o momento! Se, por outro lado, você já estiver bem seguro, outra possibilidade é fazer um reforço de que você é bom para a posição e se adequa à cultura da empresa.

Com um pouco de preparo é possível dar uma resposta inteligente e certeira nesse momento. Boa sorte!

Compartilhe.