Três coisas sobre subir na carreira que seu chefe não vai te contar

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“Faça planos – ou outra pessoa o fará por você”. Não poderia haver frase mais representativa para o momento em que você assume as rédeas da sua carreira.

Se você recebeu bons feedbacks de seu trabalho, se esforçou, trabalhou intensamente e sente que está colhendo os frutos, chegou o momento de traçar um plano de carreira. Porém, se você espera que seu chefe te dê as coordenadas sobre como se dar bem no trabalho, é melhor se prevenir pois, embora seu chefe provavelmente queira te ajudar, estima-se que um gestor gasta, em média, 3.3 horas por semana com pessoas. Desse tempo, apenas 2 horas são destinadas a treinar e aconselhar colaboradores. Tarefas administrativas, por outro lado, tomam 24% do tempo do gestor.

Para te ajudar a fazer o movimento certo e preparar sua carreira, listamos três dicas importantes. Confira:

– Tenha bons chefes

Trabalhar para o líder certo é o primeiro passo para ser um bom líder. Trabalhe para pessoas que você respeita e construa boas relações com seus chefes. Ter o apoio de seu gestor pode fazer com que você abra importantes portas na carreira.

Uma outra possibilidade é eleger um executivo que você admira muito na sua empresa para ser seu mentor. Mesmo que ele não seja seu superior imediato, pode te orientar em relação à carreira.

– Preste atenção ao “timing”

Em 2011, quando a Accenture fez uma pesquisa com 3.400 executivos, descobriu que apenas 37% deles tinha pedido um aumento, promoção ou mudança de trabalho. Depois, constatou-se que 59% das pessoas que pediram uma promoção a conseguiu, de fato. Então, chegou-se à conclusão de que a melhor forma de conseguir um aumento ou mudança de cargo é pedir. Ninguém – incluindo seu chefe – vai te dizer quando ou como fazer esse pedido.

Portanto, ter o timing perfeito na hora de fazer esse pedido é fundamental. Uma conversa certa no momento errado pode ser muito prejudicial. Por outro lado, se você demorar muito pode ficar de fora dos planos da empresa.

Para saber o momento ideal de pedir um aumento ou uma promoção, observe como outras pessoas conseguiram isso.

– Não esteja focado no trabalho o tempo todo

Você sabe que seu chefe quer que você dê 110% de você no trabalho, o tempo todo, mas, ironicamente, fazer isso pode fazer com que você perca uma estratégia fundamental para obter uma alta performance. Estima-se que colaboradores que acreditam ter um bom balanço entre trabalho e vida pessoal trabalham 21% mais do que os que não possuem essa característica.

Se você é uma pessoa com quem as pessoas gostam de estar, tem um sensor de humor e não se leva tão a sério, você tem seguidores. E isso fará com que você avance na carreira. Tendo um balanço saudável entre vida pessoal e trabalho e encorajando os colegas a fazerem o mesmo você aumentará seu desejo de continuar no trabalho, a performance da equipe e seu próprio potencial de liderança.

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