Transparência no ambiente de trabalho – 3 passos para ter

0

Transparência no ambiente de trabalho: Em 2015, explodiu uma lista gerada via Google Docs expondo o pior lado do ambiente de trabalho das agências de comunicação e publicidade. Em 2018, essa lista não só voltou à tona como veio acompanhada de uma nova lista: como é trabalhar em startups.

Bom, talvez em  um ou dois anos tenhamos uma lista dessa para cada tipo de empresa, sendo micro, pequena, grande ou multinacional. E como as empresas podem lidar com isso, já que não há possibilidade de resposta?

Ao ler as listas, fica muito claro o desalinhamento de cultura e clima percebido pelos colaboradores. Enquanto algumas pessoas elogiam um ponto da empresa, outros parecem criticar esse mesmo ponto. Mas, como isso acontece?

1 – O que foi combinado durante o processo seletivo?

Uma pesquisa da Glassdoor informa que 6 entre 10 candidatos afirmam que a realidade das empresas não condiz com as expectativas criadas durante a entrevista, o que dificulta o processo para melhorar a transparência no ambiente de trabalho.

Nessa mesma pesquisa, 4 em cada 5 pessoas buscam informações sobre as companhias em sites de avaliação, como o Love Mondays. Por conta disso, é extremamente importante que o RH esteja preocupado com o discurso offline e online que a empresa tem tanto interna quanto externamente.

2 – Por que minha empresa precisa ter transparência no ambiente de trabalho?

Segundo dados do estudo Edelman Trust Barometer, funcionários passam  três vezes mais credibilidade que o próprio CEO quando falam sobre ambientes de trabalho. Em dados de uma pesquisa recente do Love Mondays, 84% dos usuários afirmam que a empresa ser ativa na plataforma aumenta a probabilidade de se candidatar a uma vaga.

Com o mercado de trabalho mais competitivo, informações sobre qualidade de vida e cultura da empresa se tornam decisores para os candidatos, além de remuneração e benefícios.

3 – Por que Employer Branding importa?

Para Scott Dobrowski, Diretor de Comunicação Corporativa do Glassdoor, empresa da qual o Love Mondays faz parte, Employer Branding é  a reputação de uma empresa como um bom lugar para se trabalhar.
Gerenciar a marca empregadora das companhias, principalmente em plataformas de avaliações online, é vital para garantir vantagem competitiva no processo de atração e retenção de talentos.

Segundo informações do Glassdoor, 90% dos profissionais à procura de vagas de emprego afirmam que é importante ter uma perspectiva sobre o ambiente de trabalho das empresas.
É importante usar as avaliações online como uma espécie de termômetro para identificar pontos positivos e de melhoria dentro da companhia. Use as plataformas de avaliações online para atrair os candidatos certos, reforçando a cultura e os valores da empresa, participando ativamente desta conversa.

Veja a seguir algumas dicas para gerenciar sua marca empregadora online:

  • Utilize as avaliações online como uma espécie de termômetro para identificar pontos positivos e de melhoria dentro da companhia
  • Responda avaliações online. Ainda a partir de informações do Glassdoor, 2 em cada 3 profissionais afirmam que a percepção de uma empresa melhora após verem respostas em avaliações online
  • Use as plataformas de avaliações online para atrair os candidatos certos, reforçando a cultura e os valores da empresa

Todas as empresas podem responder as avaliações feitas no Love Mondays e melhorar sua transparência no ambiente de trabalho. É grátis! Para pedir seu acesso, entre em contato com a gente.

Leia também: como promover o Employer Branding da sua empresa com o Love Mondays, como usar a marca empregadora para atrair e reter talentos e guia do Employer Branding para sua empresa

Compartilhe.