Trabalho e bike: uma combinação cada vez mais comum nas grandes cidades!

0

O trânsito é um dos maiores causadores de estresse e improdutividade dos funcionários, sabia? Uma pesquisa causada pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), apontou que os profissionais que vivem em regiões metropolitanas gastam, em média, 41 minutos para ir de casa até o trabalho. Esse tempo, no entanto, pode subir para duas e até três horas, dependendo da região em que a pessoa mora e de circunstâncias como chuva, manifestações, bloqueios, etc.

Sabe-se que a qualidade de vida impacta diretamente na produtividade e o uso de transportes alternativos se tornou uma pauta recorrente nas grandes cidade, atualmente muitas empresas passaram a incentivar o uso da bicicleta, o que tem mudado a rotina de todos os níveis profissionais. Mas será que em cidades grandes, como São Paulo, ela funciona mesmo?

É cada vez maior o número de profissionais, mesmo executivos e até presidentes de grandes empresas, que fazem uso da famosa “magrela” para ir ao trabalho. Assim, eles ganham tempo, dinheiro, saúde e produtividade, evitando irritações que certamente surgiriam no trânsito. Ao contabilizar os ganhos, os resultados de abandonar uma vaga privativa e até um motorista particular, em alguns casos, vale a pena. Atualmente, altos executivos reforçam seu preparo para provas de corrida, natação e até Iron Man se deslocando de bicicleta até o trabalho e ainda se livram da confusão do trânsito!

Você pode até achar essa ideia interessante, mas provavelmente está dizendo: “ah, mas como vou chegar à empresa todo suado e trabalhar depois de pedalar quilômetros?” Pensando nessa necessidade, muitas empresas já instalaram vestiários para que seus funcionários cheguem, tomem um banho e vistam as suas roupas, que podem ser levadas em uma malinha acoplada à bicicleta. Se o trajeto de casa até o trabalho for pequeno, provavelmente você nem terá tempo para suar. Tudo depende da velocidade que você pretende imprimir e das condições climáticas.

Diante de tantos benefícios da bicicleta, foi preciso incentivar os profissionais a utilizarem cada vez mais esse meio de transporte e, nessa hora, surgiram iniciativas como o projeto “Bike na Firma”, que, ao assessorar as empresas que desejam adotar esse novo meio de transporte, garante mais qualidade de vida aos funcionários e, consequentemente, maior produtividade para as companhias.

Ficou interessado na possibilidade de ir de bike para o trabalho? Acompanhe, a seguir, algumas dicas para que a transição do carro para a magrela seja perfeita!

– Invista em espelho, buzina e iluminação. É indicado também ter um capacete;

– Prefira fazer o trajeto a uma velocidade baixa e com roupas leves para não suar;

– Aposte na bicicleta dobrável, que pode ser guardada em um cantinho do escritório;

– Se você pega muitas subidas, a bike elétrica funcionará muito bem;

– Evite o trânsito intenso e prefira as CicloFaixa ou vias menos movimentadas para andar de bike. Assim, você aumenta a sua segurança;

– Sempre sinalize com as mãos quando for virar em uma rua ou fazer alguma manobra. Lembre-se de que você não tem setas;

– Invista em um bagageiro, que acomoda seus pertences de forma organizada e prática.

Com um pouco de treino, um investimento em uma bicicleta leve e flexível e alguns cuidados é possível se locomover de casa para o trabalho com muita segurança e bem-estar. Libere mais endorfina no seu corpo e sinta-se melhor no dia a dia. Você e a natureza certamente agradecerão!

Compartilhe.