Ter um hobby pode tornar você mais produtivo durante o expediente. Conheça os hobbies dos CEOs

Preencher o tempo livre com algo que te dê satisfação e ajude a fugir dos problemas não é “frescura”. Um artigo publicado no Journal of Occupational and Organizational Psychology mostra que um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de São Francisco, nos Estados Unidos, concluiu que atividades fora do trabalho podem aumentar o desempenho dos profissionais durante o expediente.

Eles constataram isso após analisar a performance de 341 profissionais de diversas áreas e 92 oficiais do exército americano. O resultado foi o seguinte: quem praticava um hobby ativamente tinha um desempenho de 15% a 30% maior do que quem não fazia absolutamente nada no tempo livre.

Kevin J. Eschleman, líder do estudo, que uma explicação para isso reside no fato de que fazer atividades que trazem prazer, no mínimo, levam as pessoas a ter uma noção mais clara de si mesmas – essencial para quem quer trabalhar de um jeito inteligente.

A seguir, listamos os hobbies de alguns dos CEOs mais influentes do mundo. Quem sabe você não se inspira em um deles e decide investir em um hobby?

–     Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway e terceiro homem mais rico do mundo, gosta de música e toca ukulele – guitarra de madeira típica do Havaí. Ele, inclusive, dá aulas de ukulele para crianças na sua cidade-natal, Omaha, em Nebraska, nos EUA.

–    Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, postou em seu perfil na rede social, em 2011, que, a partir daquele momento, só comeria a carne de animais que ele mesmo matasse. Ele que o primeiro animal que matou foi uma lagosta. Segundo ele, a morte foi difícil e o deixou muito emocionado.

–    Sandy Lerner, co-fundadora da Cisco System, possui uma fazenda em Upperville, Virginia, de 800 acres. Lá, junto com a produção de vegetais orgânicos, a executiva mantém um espaço dedicado à prática do seu hobby preferido: duelos medievais.

–    Jeff Taylor, CEO da Monster.com, empresa de sites de empregos, é recordista mundial de maior distância percorrida em um esqui aquático puxado por dirigível. Em 2000, ele bateu o recorde estabelecido por outro CEO, Richard Branson, da Virgin, que esquiou por 1,5 milha em 1994.

–   William Clay Ford Jr., CEO da Ford e bisneto de Henry Ford, é faixa preta de Tae Kwon Do. Segundo a revista Forbes, Ford Jr. pode quebrar tábuas de madeira apenas com as suas mãos.

Compartilhe.