Tenho colegas que dão vexame em happy hours. Devo alertá-los sobre essa postura?

O comportamento dos funcionários dentro de uma empresa deve seguir uma série de regras, já que não se pode dizer coisas ou agir da mesma forma que você agiria se estivesse com seus amigos, por exemplo. O problema é que alguns profissionais acham que esse ambiente corporativo se perde nos happy hours, momento de descontração com os colegas de empresa e realizado geralmente em bares ou restaurantes.

Nessas horas, algumas pessoas agem como se estivessem em um encontro com amigos – o que não é verdade – e perdem a compostura, bebendo demais, falando mal do chefe ou dos colegas ou adotando comportamentos inadequados, como paquerar pessoas da empresa. Não é raro encontrar pessoas assim, mas será que você deve alertar essa pessoa de que ela está exagerando?

O que recomendamos é o seguinte: se essa pessoa é próxima de você, trabalha no mesmo departamento e tem um contato maior com você, procure introduzir o assunto de forma bem leve. Diga, por exemplo, que notou seu comportamento no último happy hour e acha que ela deveria se comportar melhor, pois algumas atitudes podem depor contra ela perante os chefes.  Se esse profissional, no entanto, não for próximo a você ou tiver uma personalidade muito forte, tende a não aceitar a sua dica e ainda pode ficar magoado com você, achando que você se intrometeu em sua vida. Nesse caso, o melhor a fazer é conversar com alguém próximo a ele e dizer que talvez fosse bom alertá-lo sobre seu comportamento. Assim, as chances de rejeição serão menores.

Se você perceber que os happy hours da empresa estão tomando um rumo mais parecido com encontro de amigos, com bebedeiras e comportamentos constrangedores, a dica é se afastar um pouco desses eventos, pois certamente suas atitudes nesses momentos serão avaliadas e podem contribuir para uma promoção e/ou uma mudança na empresa. Lembre-se: o ambiente corporativo não é apenas dentro da empresa. Fora dela também é preciso adotar uma postura profissional.

Compartilhe.