3 tendências de RH para acompanhar em 2018

0

Sabemos que 2017 foi um ano de rápidas atualizações não apenas no RH, mas no mercado de trabalho e esse cenário não deve mudar tão cedo. Mas, com tantas mudanças, o que esperar para este ano? Inteligência artificial, transparência e movimentações laterais são tendências esperadas para este ano, segundo o economista chefe de economia do Glassdoor, Andrew Chamberlain.

Para o especialista, estas três principais tendências vão impactar a forma com a qual as empresas atraem e retém seus talentos em 2018. Quer estar pronto para estas mudanças? Veja a seguir:

  1. Ascensão da inteligência artificial

Inteligência artificial foi um tema muito comentado por décadas, mas finalmente chegamos ao momento de ver um impacto tangível no mercado de trabalho, especialmente em RH. Mas não se preocupe – isso não significa que a tecnologia irá substituir os profissionais de RH a qualquer momento. Na verdade, a inteligência artificial promete otimizar o trabalho desses profissionais.

Guia do Employer Branding para sua empresa

Como aumentar a produtividade da minha equipe?

  1. Processos seletivos mais transparentes

Com a constante evolução da tecnologia, o mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais transparente. Ainda assim, muitos candidatos se veem insatisfeitos com a falta de visibilidade em processos seletivos. Depois da candidatura e mesmo das entrevistas, é comum que as empresas deixem de entrar em contato. Neste ano, o mercado de trabalho estará pronto para ver a transparência em processos seletivos se consolidar.

Por que a transparência é tão importante no ambiente de trabalho

  1. Movimentações laterais

O trabalho de um recrutador não para no momento em que a empresa consegue enfim atrair o candidato ideal – muito pelo contrário: é normal que, após um período na mesma função, os profissionais estejam prontos para novos desafios. Por isso, as movimentações laterais surgem como uma solução de reter os melhores talentos e mantê-los satisfeitos na companhia. Seja via programas rotacionais ou oportunidades internas, as movimentações laterais aparecem como uma forte tendência em 2018.

Este artigo foi inspirado em These Are the HR & Recruiting Trends You Need to Know for 2018, do Glassdoor, grupo do qual o Love Mondays faz parte.

Compartilhe.