Como aplicar técnicas ao seu dia a dia e conseguir o que deseja no trabalho

0

Atingir seus objetivos no trabalho nem sempre é fácil. Você pode não ter o feedback que espera, o treinamento que deseja ou, ainda, as oportunidades que lhe parecem ideais. Segundo a pesquisa The Global Workforce Leadership, divulgada pelo WorkplaceTrends.com, 61% dos trabalhadores norte-americanos gostariam de mais treinamentos oferecidos pela empresa. O estudo mostra, ainda, que 47% dos empregados gostaria de obter um feedback semanal ou a cada quinze dias. No Brasil, esse cenário é parecido.

Esse “degrau” entre o que você deseja e o que seu empregador ou chefe pode oferecer não deve atrapalhar seu desenvolvimento em uma empresa. O segredo para conseguir driblar essa situação é agir de uma forma que viabilize a conquista do que você quer e, para isso, algumas iniciativas devem ser tomadas. A seguir, o Love Mondays lista o que você pode fazer para evitar que restrições, políticas da empresa ou até mesmo seu chefe te impeçam de crescer:

1. Extraia mais de sua avaliação de performance

Quando for receber sua avaliação, pense no que você realmente gostaria de saber. Será que só receber uma avaliação de suas competências, produtividade e contribuição para a empresa é suficiente? Você merece um suporte maior de seu chefe e, por isso, divida com ele suas metas e pergunte a ele sobre quais são as melhores formas de atingir isso. Se você ainda não tiver metas definidas, que tal perguntar a ele o que você pode fazer para enxergar essas opções?

2. Peça feedbacks mais frequentes

Esperar um ano para receber sua avaliação de desempenho é muito tempo, não acha? Por que você não combina com o seu chefe uma avaliação mensal, por exemplo? Quando se encontrar com ele, prepare questões específicas sobre o que realmente quer saber. Assim, você extrairá o máximo desse momento.

3. Aprenda fazendo

Não há melhor forma de aprender do que executando uma atividade. Você pode desenvolver novas habilidades fazendo um treinamento em outros departamentos e grupos da empresa em que você trabalha. Quando você amplia sua atuação ganha valor na empresa e passa a ser visto como um profissional versátil.

4. Aprimore-se

Em vez de esperar que a empresa te ofereça treinamento, que tal investir você mesmo no aprimoramento dos seus conhecimentos? Você pode investir em um curso online ou até em workshops gratuitos, que enriquecerão seu currículo e farão com que você amplie seus horizontes.

5. Apresente ideias em grupo

Diversos colaboradores da sua empresa sentem falta de um treinamento específico ou desejariam ter uma capacitação específica? Você pode apresentar ao seu gestor uma ideia em grupo, aumentando a chance de ela ser aceita. É mais difícil rejeitar uma sugestão quando ela é apresentada por várias pessoas, que pontuam necessidades específicas para suas carreiras.

6. Peça a opinião dos outros

Quem conhece muito bem o seu trabalho são as pessoas que trabalham com você, certo? Não apenas o seu chefe, mas também os demais profissionais da sua área sabem quais são seus pontos fortes e fracos. Por isso, não tenha medo de se expor e pergunte a eles sobre a sua evolução, especialmente em pontos que deseja melhorar. Isso te ajuda individualmente e ainda aumenta a colaboração em grupo. Lembre-se, porém, de encarar críticas e pontos negativos com tranquilidade, afinal, você está perguntando aos outros o que não está tão bom e pode melhorar.

Investir em suas habilidades e na sua capacidade de comunicação é fundamental para conseguir o que você deseja no ambiente de trabalho e evoluir como profissional. Siga as nossas dicas e se desenvolva de forma sólida e consistente!

Compartilhe.