Startups pagam mais do que grandes empresas? Descubra a verdade

0

Com um clima descontraído e descolado, as startups viraram o objetivo de carreira de muitos profissionais mundo afora, inspirados principalmente por histórias de empresas do Vale do Silício, na Califórnia.

Escritório confortável com pufes, videogame, cerveja à vontade, sala de descompressão e a possibilidade de se trabalhar de bermuda e chinelo são só alguns dos atrativos de uma startup para seus candidatos. Além disso, a flexibilidade de horários de expediente e poder trabalhar de casa quando for necessário só reforçam a impressão de que esse tipo de empresa é incrível para se trabalhar.

Atrativos não faltam para uma startup, mas falando sobre remuneração, será que elas pagam mais do que grandes empresas? A pedido do Valor Investe, fizemos um levantamento de salários médios para entender em qual tipo de companhia a remuneração é maior.

O que considerar além do salário

Para o profissional, antes de tomar uma decisão de carreira sobre ingressar ou não em uma startup ou grande empresa, é preciso entender qual é o seu estilo de trabalho e o que ele espera desse ambiente. Esse tipo de escolha deve ser feito olhando para mais variáveis além do salário.

Startups podem oferecer a você um ambiente divertido, possibilidade de colocar a mão na massa com um time menor e oportunidades de carreira em uma empresa que está em ascensão. No entanto, uma companhia tradicional pode ter outras características que fazem mais sentido para o seu perfil profissional.

Quem prefere trabalhar em um ambiente com hierarquias e processos bem definidos e maior estabilidade provavelmente vai preferir optar por uma companhia já consolidada. É importante procurar conhecer a cultura, os valores e o dia a dia da empresa antes de tomar uma decisão” conta Luciana Caletti, co-fundadora e CEO do Love Mondays.

Leia também: 7 diferenças entre trabalhar em grandes empresas e pequenas startups

Diferença salarial

Foram analisados 8.373 salários publicados em nosso site por profissionais de 23 companhias, divididas entre startups e grandes empresas. Os dados são referentes à mediana para evitar que existam distorções por causa de uma remuneração ou outra muito além ou aquém da faixa, considerados exceções.

Cargos Grandes empresas Startups
Estagiário 2.200,00 1.580,00
Designer 4.300,00 4.110,00
Analista 4.870,00 2.800,00
Coordenador 8.752,37 7.000,00
Diretor 20.500,00 20.000,00
Gerente comercial 5.800,00 8.000,00
Gerente de marketing 15.250,00 14.000,00
Gerente de produtos 14.191,10 10.000,00

 

Os dados mostram que startups perdem para grandes empresas quando o assunto é a remuneração. Mas, se o seu perfil profissional se encaixar melhor com o de uma startup, pode ser válido abrir mão de um salário mais competitivo para trabalhar em um ambiente que seja mais confortável para você. Lembre-se de que nem todas as decisões de carreira devem girar em torno do dinheiro e a sua felicidade deve ser sempre priorizada.

Veja também: Empresas do setor financeiro fogem do padrão e permitem bermuda e pet no escritório


Leia também:

Os setores com funcionários mais felizes

5 atitudes que podem prejudicar sua carreira sem você perceber

As 50 perguntas de entrevista de emprego mais comuns

Currículo: o guia completo para se destacar

Share.