Sou perfeccionista demais e não consigo delegar. O que faço?

É muito comum nas empresas um funcionário não saber delegar tarefas a subordinados após ser promovido. É frequente, também, o caso de líderes que, por serem perfeccionistas demais, adicionam ainda mais trabalho à sua rotina por acharem que “fulano não saberá fazer tão bem quanto eu” ou “até eu explicar a ele/a o que fazer, já teria feito sozinho”.

Aí é que está o grande erro. Um bom líder sabe delegar e incentivar o crescimento da equipe. O desafio nesse caso é buscar o equilíbrio para não se sobrecarregar: é necessário ter cautela, mas você precisa aprender a exercer a confiança. Se um dos membros do grupo falhar, não destaque o erro, mas sim ensine a forma correta de fazer o trabalho.

A seguir, listamos algumas regras para quem precisa aprender a delegar. Confira!

1. Não delegue apenas as tarefas chatas ou ruins, deixando as boas para você;
  2. Compartilhe o poder com seus subordinados;
  3. Conheça bem a sua equipe. Se a tarefa pedida não fizer parte da sua rotina, explique detalhadamente o que deve ser feito;
  4. Delegue tarefas de forma dosada e equilibrada entre todos os subordinados;
  5. Acompanhe o trabalho, mesmo que de longe;
  6. Peça apenas o que você tem certeza de que a pessoa vai conseguir executar;
  7. Seu subordinado deve prestar contas a apenas uma pessoa e receber instruções da mesma também;
  8. Se a autoridade do seu subordinado for questionada, defenda-o. Nunca aponte erros ou jogue-o na fogueira em público. É importante fazer com que a equipe se sinta confiante.

Compartilhe.