Sinta-se mais confiante no trabalho – E demonstre!

0

Confiança é importante em diversos aspectos da vida. Seja no âmbito profissional, no pessoal e até no amoroso, uma pessoa confiante acredita em suas capacidades e qualidades e, por isso, não tem medo de se expor e de arriscar, já que sabe que conseguirá lidar com possíveis represálias que sua atitude poderá trazer. No ambiente profissional, a confiança se mostra fundamental para causar boas impressões em chefes e em subordinados, além de servir como uma catapulta que te levará direto para melhores oportunidades de trabalho.

Não basta se sentir confiante por dentro. É preciso externar essa confiança e isso pode ser complicado para algumas pessoas. O Love Mondays deseja que todos os profissionais estejam satisfeitos e realizados em seus trabalhos e, para que isso seja alcançado, uma boa dose de confiança pode ajudar. A seguir, listamos algumas recomendações para que você eleve seu nível de confiança e faça com que os outros percebam isso.

Antes de mais nada, você deve estar sempre atento à sua postura, tentando manter-se sempre com as costas retas e adotando uma postura confiante. Além de te oferecer benefícios físicos, como a melhora na respiração e a redução de dores na coluna, essa atitude passará a impressão de confiança, já que, mantendo uma postura correta e para cima você demonstra que está aberto para enfrentar qualquer problema. Pessoas que se encolhem e buscam se esconder podem ser vistas como inseguras. Para treinar em casa, experimente colocar as mãos na cintura e elevar a postura para, na hora de uma apresentação ou evento, demonstrar toda a sua confiança aos demais.

Fazer contato visual é outro aspecto muito importante para aumentar seu nível de confiança, haja vista que pessoas que evitam um contato visual com outras podem ser classificadas como inseguras ou desatentas e isso não é nada bom para a sua vida profissional. Quando você ou outra pessoa falar, olhe nos olhos dela e, se você estiver entre muitas pessoas, varie a direção para a qual você vai olhar.

Mesmo que você tenha um pouco de receio ou não se sinta 100% seguro, dê grandes passos na sua carreira. Busque sempre aumentar o nível do seu trabalho e se envolver em desafios grandes. Ao perceber que você é capaz de executar essas tarefas você, automaticamente, ganhará confiança e se sentirá mais motivado a enfrentar desafios maiores. Se alguém negar um trabalho ou recusar uma oportunidade em um projeto por considerar a tarefa “complicada demais”, enfrente-a! Mostre toda a sua competência e dê um passo a mais no caminho para elevar sua confiança. Isso certamente será bem visto por todos e os resultados farão com que você se sinta muito mais satisfeito.

Enfrentar os medos também é uma forma de aumentar a sua confiança. Se você detesta falar em público, por exemplo, precisa enfrentar essa barreira e se expor, desenvolvendo suas habilidades de oratória e de conquista das pessoas. Enfrentando medos que antes você considerava impossíveis de serem superados você consegue aumentar consideravelmente a sua confiança no trabalho.

A forma com a qual você se comunica com os outros diz muita coisa sobre você. Por isso, fale pausadamente e de forma clara para não comprometer a compreensão das pessoas e fazer com que você, muitas vezes, fale coisas indevidas. A dica é falar devagar, pensando bem antes de soltar uma frase. Pratique suas habilidades de articulação falando em voz alta, em casa, e, depois aplique essa técnica no trabalho. Isso também aumentará sua confiança.

Sabemos que nem sempre é fácil ser confiante, porém, seguindo nossas dicas e praticando muito, você verá como algumas barreiras desaparecerão completamente. Quanto mais você praticar e executar suas habilidades de conversação, postura e atitude perante os problemas, mais facilmente a confiança se manifestará para você e para os outros. Com mais confiança é mais fácil ser bem visto pelos colegas e superiores. Vale a pena investir nesse quesito!

Compartilhe.