Seu colega de trabalho está deprimido? Saiba como ajudá-lo

0
O link entre as emoções e a produtividade das pessoas tem sido cada vez mais estudado no mundo dos negócios. Cada vez mais, os gestores estão preocupados com o bem-estar de seus colaboradores, já que males como depressão e ansiedade em excesso têm uma consequência grave no rendimento do trabalho.

Mas e quando um colega seu está deprimido? Seja por problemas familiares, descontentamento no próprio trabalho ou problemas externos, essa pessoa precisa de apoio e ajuda. Mas como ajudar sem se envolver demais e acabar prejudicando o seu próprio trabalho?
Nesses momentos, o ideal é chamar essa pessoa para uma conversa, dizer que você percebeu que ela está deprimida e perguntar se ela gostaria de compartilhar esse problema com você. Acredite: você pode nem ser tão próximo dessa pessoa mas, quando demonstrar seu interesse pelo bem-estar dela, já estará fazendo um bem enorme. O maior erro de algumas empresas é negligenciar o problema dos funcionários e seus colegas de trabalho seguirem a mesma posição.

Depois, se a pessoa se abrir, veja como você pode ajudá-la. Seja indicando alguma vaga bacana, se o problema for no trabalho, ou dizendo o quão competente ela é. Se for na vida pessoal, ouça bastante e seja ponderado na hora de dar algum conselho. Só fale se você tiver certeza de que isso não vai piorar o estado dessa pessoa. Caso contrário, apenas ouça enquanto ela desabafa.

Essa atitude pode até criar um laço emocional entre vocês e fazer com que se tornem amigos no escritório. Os problemas podem passar, mas o respeito e a compreensão, não. Pense nisso quando perceber que algum colega está sofrendo.
Compartilhe.