Sete atitudes para se relacionar bem com o seu chefe

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A relação entre um líder e seu subordinado nem sempre é fácil. Existem, obviamente, pessoas que adoram seus respectivos chefes, mas sabemos que grande parte delas reclama do seu gestor. Tudo bem, você pode ter razões para estar insatisfeito com a forma como o seu chefe conduz decisões, projetos e te trata, mas será que parte do relacionamento problemático entre vocês não se deve a algumas atitudes suas?

Uma falta de iniciativa no momento de ajudar, certa antipatia pela pessoa apenas porque ela está em um nível hierárquico superior ou até falhas na comunicação podem ser decisivas no momento de ter ou não um bom relacionamento com o seu chefe, para entender como seu chefe pensa leia veja esse post. Para te ajudar a quebrar barreiras e conquistar a admiração e o respeito definitivo do seu superior, nós, do Love Mondays, reunimos sete dicas. Confira!

Saiba o que ele acha de você

É extremamente importante saber como o seu chefe te vê. Para descobrir isso você deve prestar atenção ao modo como ele fala de você, à maneira como ele reage quando você entra em um ambiente e aos feedbacks que lhe dá. Se você sentir que ele não considera o seu trabalho bom ou não tem muita simpatia por você, talvez seja preciso mudar de atitude e demonstrar toda a sua capacidade para conquistar a sua admiração e reverter essa má impressão. (Veja aqui como causar uma boa impressão no trabalho.)

Pare de reclamar

É óbvio que, em certos momentos, as reclamações são inevitáveis, porém, em vez de levar problemas e queixas ao seu chefe, procure soluções para os problemas e deixe o trabalho mais fácil. Certamente, o reconhecimento que ele terá diante das suas ações será muito maior.

Mostre vontade de aprender

Superiores admiram pessoas que têm sede de aprender e desejam crescer na carreira. Por isso, mesmo que você tenha terminado as suas atividades, pergunte se há mais alguma coisa a fazer! Pode parecer um esforço grande no começo, mas essa força de vontade pode representar um grande crescimento na sua carreira.

Entenda o seu papel

É fundamental saber quais são as expectativas do seu chefe em relação ao trabalho de vocês. Só assim você poderá surpreender e obter resultados acima do esperado. Uma dica é propor reuniões mensais ou bimestrais para que as metas sejam discutidas e modificadas, se necessário. Ter a vontade de superar as expectativas propostas para o seu cargo é uma excelente forma de se motivar, veja nesse post como a motivação pode mudar sua carreira, e desenvolver um bom relacionamento com o seu chefe.

Adapte-se ao estilo do seu chefe

Há diversos perfis de chefe: autoritário, complacente, democrático, etc. e você precisa descobrir exatamente qual é o tipo de líder que tem para aprender a lidar melhor com ele. Aliando o melhor do estilo de trabalho dele com o seu você tem mais chances de obter sucesso nessa parceria! (Descubra, aqui, que tipo de líder você é.)

Ganhe confiança

Não tem jeito: só com esforço e bons resultados é possível ganhar a confiança do seu chefe. Nada de criar um ambiente de trabalho negativo ou falar mal dos companheiros de trabalho para ele. Deixe bem claro que você está ali para ajudá-lo a alcançar objetivos comuns e que ele poderá contar com você para executar qualquer tipo de tarefa no trabalho.

Aprenda a dizer “não”

Um profissional que diz “sim” a tudo e age como uma “maquininha” pode até desenvolver o seu trabalho, mas tem menos chances de crescer na carreira. Mostre ao seu chefe que, em alguns momentos, é importante focar em determinadas tarefas para, depois, assumir outras. Dizer “não” quando necessário é uma forma de mostrar inteligência e sair do automático.

Criar uma relação de cumplicidade e colaboração mútua com um superior é muito importante, tanto para crescer na empresa quanto para desenvolver um ambiente de trabalho agradável. Invista nas dicas acima e veja como o seu chefe pode ser um grande aliado da sua carreira!

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