Série networking – parte 2: construindo relacionamentos profissionais de sucesso

0

O estabelecimento de boas e fortes conexões profissionais é fundamental para se manter atualizado diante das intensas mudanças no mercado de trabalho e fazer uma transição de área ou de empresa da melhor forma possível. Em momentos difíceis, contar com uma boa rede de contatos é fundamental para ter sucesso ao se recolocar no mercado e, por isso, mais do que apenas criar um bom networking, é preciso saber cultivar essa rede para obter os melhores resultados possíveis.

 Não é raro encontrar pessoas que acreditam ter um bom networking (veja aqui como criar relações profissionais mais positivas), porém apenas colecionam nomes, telefones e e-mails de profissionais do mercado sem, no entanto, criar laços com essas pessoas. Em momentos de troca de colaboradores ou no surgimento de uma oportunidade, provavelmente essas pessoas não se lembrarão de você, o que fará com que todo o seu esforço para estabelecer contatos se perca. Para evitar que isso aconteça, acompanhe as dicas que nós, do Love Mondays, selecionamos para você criar melhores relacionamentos profissionais!

 – Organize seus contatos

Para saber que tipo de contatos você tem, nada melhor do que listá-los por nome, cargo, empresa, cidade e último contato feito entre vocês. Pode parecer besteira, mas, fazendo isso, você conseguirá visualizar melhor os contatos que possui e poderá analisar o tipo de relacionamento que precisa manter com essa pessoa. Você pode, por exemplo, marcar 1 para profissionais que você pretende encontrar uma vez por mês, 2 para pessoas que deseja ver a cada três meses e 3 para aquelas que podem esperar mais um tempo, cerca de seis meses.

A manutenção de contato com essas pessoas pode ser feita em um almoço, um happy hour ou até um café no intervalo do trabalho, aproveite para conferir a matéria anterior sobre como tirar o máximo de uma conversa profissional. Ao fazer isso você demonstra interesse, disponibilidade e dá a entender que aquela pessoa é valiosa para você. Em um momento de busca por profissionais, provavelmente você será lembrado se estiver presente na vida dessa pessoa.

– Adicione valor à relação profissional

Não basta apenas criar relacionamentos profissionais. Eles precisam ter um significado, certo? Entretanto, ligar ou mandar um e-mail para uma pessoa que você viu uma vez, em uma conferência, pode ser um pouco chato, então você precisa adotar algumas estratégias para garantir que sua abordagem seja a mais natural possível.

Uma abordagem interessante é selecionar links de boas reportagens e ideias criativas que tenham a ver com o perfil dessa pessoa e, ao encontrar um assunto bacana, enviar um e-mail a ela e, assim, iniciar uma conversa sobre um assunto que interesse aos dois. Outra sugestão é parabenizar essa pessoa por conquistas profissionais. Você pode saber das novidades em redes sociais, como o LinkedIn, ou por meio de colegas em comum. Enviar um e-mail parabenizando esse profissional pela conquista é uma ótima maneira de retomar o contato!

– Esteja disponível

Nada complica mais o networking de uma pessoa do que o fato de ela estar sempre ocupada e não poder participar de almoços, jantares ou happy hours. Sabemos que o dia a dia é complicado e cheio de atividades, mas você precisa remanejar sua agenda para evitar um “não” como resposta quando um contato importante te convidar para um bate-papo. Mostrar-se disponível para estreitar laços e discutir oportunidades de carreira é sempre um ponto positivo.

– Mostre como essa pessoa te influencia

Você refletiu sobre aspetos da sua carreira depois de ler um comentário de um profissional ou ler um artigo escrito por ele? Que tal contar a essa pessoa o quanto ela te inspira? Experimente escrever para ela dizendo como você alterou o seu ponto de vista, o que mudou desde que seguiu alguma dica ou como alguma ação que esse profissional tomou inspirou uma mudança na sua carreira. As pessoas adoram saber que inspiraram alguém. Conte a elas!

Compartilhe.