Série Networking – parte 1: o que é? Por onde começar a criar o seu?

Networking, palavra do momento já há algum tempo, tem ganhado cada vez mais sentido no mundo corporativo e se faz necessária para quem deseja expandir seus horizontes e buscar novas oportunidades no mercado de trabalho. Tanto um profissional em início de carreira quanto um colaborador sênior têm necessidade de praticar um bom networking, porém há recomendações e estratégias específicas para cada perfil. O mais jovem, por exemplo, precisa mostrar que é bom e qualificado, ao passo que o que tem mais tempo de mercado deve trabalhar para fortalecer os seus vínculos e criar novos contatos, que garantirão sua permanência no mercado.

Foi-se o tempo em que o networking era opcional e apenas quem era mais simpático ou descontraído praticava, de fato, as iniciativas necessárias para construir uma rede de contatos forte e benéfica. Hoje em dia, quem não desenvolve uma boa rede de contatos profissionais acaba se perdendo no mercado, sendo esquecido em momentos de troca de posições e cargos e até preterido, sabia? Por todas essas razões e muitas outras, é fundamental entender como estabelecer um bom networking e colocar já em prática as melhores iniciativas. Certamente, você só terá benefícios com o aumento da sua rede de contatos!

Retome contatos antigos

Você tem dificuldade de estabelecer relações com profissionais do mercado atual? Que tal começar o processo de networking retomando o contato com pessoas que estudaram, trabalharam com você ou até colegas de infância? Conversando sobre histórias de vida, desafios pessoais e profissionais e carreiras é possível vislumbrar ótimas oportunidades.

Xô, timidez!

Ok, entendemos que a timidez pode nos travar em certos momentos, mas evitar o networking é algo que não fará com que sua carreira cresça. Pense em abordagens diferentes no trabalho e em formas de conversar com alguém de uma maneira mais natural, sem parecer um encontro forçado. Participar de encontros, aniversários e eventos da empresa (confira aqui como ter conversa de networking que gere frutos https://www.lovemondays.com.br/blog/como-tirar-o-mximo-de-uma-conversa-de-networking) pode ser uma forma de começar a estreitar laços com alguém que pode ser a chave para você avançar na carreira.

Pense nas “questões-chave”

Em uma reunião de negócios, procure sempre pensar se o resultado será positivo para ambas as partes e não deixe uma sala antes de responder a três questões: “como posso ajudá-lo?”, “quais ideias você tem para mim?” e “quem mais você conhece com quem eu deveria falar?”. Com essas três perguntas respondidas você tem mais chances de ter trocado boas experiências e, assim, concluído uma reunião positiva.

Seja positivo e demonstre interesse real

Não existe nada pior do que conversar com uma pessoa que claramente está tentando extrair um contato para o futuro ou cavar uma oportunidade em uma empresa. Por isso, seja sempre espontâneo e demonstre interesse nas conversas profissionais. Fazer perguntas e ser generoso gera uma boa sensação nas pessoas, que lembrarão de você como um profissional agradável.

Não tenha medo de pedir um favor

Estabelecido um primeiro contato, uma das maneiras de manter a relação com um profissional é oferecer um favor ou pedir um, se necessário. Não precisa ter medo de se expor desse jeito: essa ação fortalece o vínculo entre os profissionais e pode até ser utilizado com colegas com quem você tem pouca afinidade. Ao pedir ajuda você mostra confiança em uma pessoa e faz com que ela se sinta valorizada e querida.

Interaja nas comunidades

Não basta ter um networking forte. É preciso cultivá-lo para que você não acione esses contatos apenas em uma emergência. A dica, aqui, é ter encontros regulares com diferentes grupos e manter a conversa sempre em dia.
Investir na construção e manutenção de um bom networking é essencial para alavancar seu sucesso profissional e conquistar aquela vaga tão desejada. Aposte na melhoria de suas relações e surpreenda-se com os resultados!

Compartilhe.