Série ano novo, carreira nova – parte 4: Como ter sucesso na entrevista de emprego.

0

Embora sejam desconfortáveis e quase sempre representem um desafio para os candidatos, que precisam mostrar, em poucos minutos, suas habilidades e qualidades pessoais, a entrevista ainda é um processo amplamente adotado antes da contratação de um profissional, mas, diante de tantos candidatos e processos engessados, como se destacar em uma entrevista de emprego e sair do óbvio? Seja em um processo de mudança de carreira, de posição ou apenas de empresa, adotar uma postura diferente na entrevista pode representar mais do que metade do sucesso no processo de seleção de um candidato, sabia?

Nós, do Love Mondays, queremos incentivar você a se tornar um profissional arrojado, que saiba demonstrar suas qualidades e pontos fortes de uma maneira assertiva, mas sabemos que nem sempre essa é uma atitude fácil, especialmente se você estiver perante um recrutador analítico, questionador e, muitas vezes, sério. Para te ajudar nessa tarefa e conquistar o emprego dos seus sonhos, preparamos algumas dicas. Confira!

 Conheça quem você é na internet

 Você tem ideia do que apareceria na internet se alguém digitasse o seu nome no Google? Provavelmente, sua resposta é não.

Sabia que 77% dos recrutadores digita o nome do candidato em algum site de busca antes de chamá-lo para uma entrevista? Por isso, é de fundamental importância que você verifique o que aparece quando seu nome é digitado, se há informações que podem depor contra você e sua capacidade ou se a sua imagem está positiva caso alguém faça uma busca com o seu nome. Já pensou se, em uma entrevista, você é questionado a respeito de uma informação disponível na internet? Conhecer tudo o que já foi publicado sobre você e cuidar das redes sociais ajuda a evitar saias justas.

Não minta na entrevista. Nunca!

Não adianta falar coisas maravilhosas sobre si mesmo ou aumentar capacidades que, na verdade, você não possui. Caso seja contratado, essas habilidades serão cobradas e você pode se ver em uma situação constrangedora ao perceber que não entrega o que prometeu. É óbvio que, em uma entrevista, você precisa destacar suas capacidades e se vender bem, mas isso não significa inventar que fala uma língua fluentemente quando você entende um pouco desse idioma ou, ainda, inventar uma experiência que você não teve.

O melhor, nessa hora, é destacar que você não possui essa habilidade, mas tem muita disposição e vontade de aprender. É possível, até, citar alguma situação em que você dominou rapidamente algum assunto e conseguiu concluir um projeto com êxito.

Seja vendedor, não mentiroso. Aposte no seu carisma, no bom humor e na autenticidade para impressionar um recrutador.

 Mantenha-se sob controle

Em uma entrevista de emprego, um recrutador estará constantemente testando o seu temperamento. Ele pode te provocar, fazer perguntas inesperadas, fazer pressão sobre determinado assunto e até te instigar a ficar irritado, mas, nesse momento, é fundamental entender que isso é parte do processo e não algo pessoal, mantendo seu tom de voz inalterado e seu comportamento dócil, respondendo as questões da melhor forma possível.

Conheça bem a empresa

É inadmissível se candidatar a uma vaga em determinada companhia e desconhecer o que ela faz, seus resultados, principais executivos e até aquisições. Você precisa estar informado e, para isso, veja como se preparar para a entrevista, caso o recrutador pergunte o que você acha da empresa, como enxerga a companhia e se faria alguma mudança em determinada área. Demonstrar interesse pelo que a empresa faz é sinal de compromisso e certamente é muito importante na hora de causar uma boa impressão em uma entrevista de trabalho.

Para se inspirar e saber como se destacar, separamos uma matéria com Max Gehringer com dicas básicas sobre a entrevista de emprego.

Impressionar um recrutador não é tarefa fácil. Exige controle de seus gestos, tom de voz e do que falar, mas, se você conseguir mostrar seus diferenciais e comprovar que está pronto para essa vaga, certamente estará muitos pontos à frente de seus concorrentes. Invista na sua preparação pessoal e faça bonito!

Compartilhe.