Sem rumo? Confira três dicas para colocar sua carreira nos eixos

Sabe quando você chega a um ponto de sua carreira em que começa a se questionar sobe os próximos passos, aonde você quer chegar, se está no caminho certo, etc.? Provavelmente você já se sentiu meio perdido em relação aos rumos da sua carreira e chegou a pensar até em investir em uma nova profissão, mas sempre aparecem dúvidas como por onde começar, o que fazer e de que forma proceder.

Se você precisa tomar uma atitude para colocar sua carreira nos trilhos novamente, temos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo. A recomendação, antes de adotar essas medidas, é avaliar seus ganhos a curto e longo prazo, os movimentos que você terá de fazer e o que pode dar errado. Dito isso, confira, a seguir, as nossas recomendações:

1. Avalie sua vida profissional a fundo

Você pode até sonhar com uma posição melhor, uma trabalho dos sonhos ou em trabalhar em alguma empresa da qual você ouviu falar, mas o que você sabe de concreto sobre tudo isso? Será que muitas coisas não estão mais no mundo dos sonhos do que na realidade?

Para te ajudar a entender a dimensão desse processo, recomendamos que você avalie a sua rotina de trabalho por, pelo menos, duas semanas. Escreva tudo o que te desagrada e o que te agrada na empresa, na sua função, nos colegas de trabalho, etc. Depois, marque quais cenários seriam bons para você, o que te deixaria motivado e satisfeito no trabalho e entenda o que falta para atingir isso. Ao final desse processo, você pode chegar à conclusão de que algumas pequenas mudanças são suficientes para atingir o que você deseja. Em outros casos, apenas uma troca de empresa – ou de carreira – poderá resolver a questão.

2. Você é constante ou inquieto?

Os excessos em geral nunca são bons. Por isso, se você está há muito tempo em uma empresa fazendo a mesma coisa, é sinal de que há algo de errado. Por outro lado, se você faz várias coisas diferentes em poucos períodos de tempo, isso também se torna perigoso para você. É fundamental pensar que cada experiência profissional deve trazer realizações para você, que poderá exibi-las em uma entrevista de trabalho, por exemplo. É fundamental que uma mudança dentro da empresa em que você trabalha façam sentido para você e para o mercado. Nada pode ser aleatório e, por isso, é preciso que você esteja atento a mudanças dentro da companhia e, ao mesmo tempo, tenha um plano B caso precise deixá-la.

3. Converse com pessoas interessantes

Esse exercício é ótimo tanto para ampliar o seu networking e te dar uma visão de mercado quanto para combater a timidez. A proposta é a seguinte: marque cerca de 15 conversas informais com pessoas que façam algo que você admira ou trabalhem em empresas nas quais você também gostaria de trabalhar. Se preferir, prepare algumas perguntas e questões sobre as quais gostaria de saber mais.

À medida em que você for conversando com essas pessoas – que podem ser conhecidas ou não – você passará a enxergar as coisas de uma forma diferente, entendendo os problemas que elas enfrentam e seus desafios. Assim, fica muito mais fácil se mostrar ao mercado e, ao mesmo tempo, entender o que você deseja para si mesmo. De repente, a visão que você tinha de uma determinada companhia ou de um cargo não corresponde à realidade ou pode ser que uma oportunidade na qual você nunca tinha pensado se apresente como a ideal!

Ao compreender como funciona o mercado, expandir seus horizontes e abrir espaço para que novos hábitos e oportunidades entrem na sua vida você impulsiona um movimento na sua carreira, que, a partir dessas atitudes, terá muito mais chances de voltar aos eixos!

Compartilhe.