Seis maneiras de criar relações profissionais mais fortes e positivas

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Relações de amizade, respeito e confiança no trabalho são fundamentais para que você tenha satisfação na carreira, sabia? Quem não gosta de um colega simpático, bem humorado, colaborativo e em quem você pode confiar quando estiver com alguma questão? E esse relacionamento não se restringe apenas ao contato com as pessoas da companhia, mas também aos clientes, mentores e chefes. Pensando nisso, que tal melhorar suas relações profissionais? Você vai se sentir muito bem!Para te ajudar nessa tarefa listamos algumas dicas de como estreitar esses laços e torná-los mais positivos. Confira:

1. Dê valor aos laços que você já tem

A melhor forma de criar boas relações no trabalho é apreciar as que você possui atualmente. Pense, por um momento, na relação que você tem no trabalho que faz mais sentido. Não importa se é com seu chefe, um membro da equipe ou um funcionário de outro setor. Pense em quem te dá mais energia e te inspira e, depois, faça o mais difícil: conte a ele(a) como ele(a) é importante para você. Você pode pensar que esse exercício não tem sentido, mas sabia que grande parte das pessoas que nos são importantes não fazem ideia disso? Então, fazer com que elas saibam não apenas estreitará os laços no trabalho como também dará a elas uma ideia do impacto que têm sobre você.
2. Almoce com seus colegas
Uma ótima forma de estreitar relações é conhecer mais sobre as pessoas com quem você trabalha. Por isso, que tal almoçar com aquela pessoa com quem você fala pouco? Faça algumas perguntas, mas ouça mais. Você verá como seu interesse fará com que ela fique feliz. Pense que, nesse momento, os assuntos de trabalho podem ficar um pouco esquecidos e o foco é na vida, nos gostos e nas conquistas dessa pessoa que está almoçando com você. Se, em último caso, você não puder almoçar com esse colega, um café já é um bom começo!

3. Seja um mentor
Encontre alguém que você possa inspirar e tome conta dessa pessoa. Entenda quais são seus sonhos ou aspirações e busque ajudá-la de alguma forma. Você não precisa ser diretor ou gerente. Pode até ser com um colega que esteja no mesmo nível hierárquico que você.

4. Busque se fazer presente
Pergunte a você mesmo o que seus colegas, clientes ou chefes precisam naquele dia e então faça acontecer! Ofereça suporte a uma pessoa ou auxilie alguém em uma tarefa. Lembre-se: pequenos gestos podem ter um grande impacto na forma com que você se relaciona com os outros. Eles constroem confiança e deixam as pessoas mais à vontade.

5. Celebre as conquistas dos outros
Ache uma forma de celebrar o trabalho de um colega. Não precisa ser nada de grande, basta apenas mencionar que ele fez um bom trabalho, seja em um comentário durante uma reunião ou em um e-mail para a equipe. Destacar as contribuições de seus colegas para a organização faz com que eles se sintam reconhecidos e inspira as demais pessoas a criarem uma cultura de suporte.

6. Termine o dia fazendo um balanço
No fim do dia de trabalho, divida com alguém próximo o que te agradou naquele dia. O que te inspirou? O que te desafiou e te fez sorrir? A atitude de dar início a esse tipo de conversa faz com que seus colegas te conheçam melhor e também se reflete no crescimento pessoal deles.

Além de seguir essas dicas, tenha em mente o seguinte: quanto mais alto você subir em uma companhia, mais importante será manter bons relacionamentos, especialmente os que você cultivou ao longo dos anos. Seres humanos querem trabalhar com pessoas que conhecem e de que gostam, pois eles inspiram confiança. Se você demonstra que entende as aspirações e metas dos outros colaboradores, tem grandes chances de atingir uma posição de liderança.
Seja qual for sua posição, área de trabalho ou aspiração, nunca esqueça o aspecto humano do trabalho. Manter-se focado apenas nas suas tarefas faz com que você evite o lado ruim dos relacionamentos, mas também te impede de crescer com a empresa e estabelecer relações mais sólidas com os colegas. Pense nisso!

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