O segredo dos líderes de sucesso

0

“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”, já dizia Abraham Lincoln. Um bom líder reúne características emocionais, de percepção e tato com as pessoas, fazendo com que produzam mais, melhor, e gerem mais valor tanto cultural quanto social. Ele é capaz de identificar os pontos fortes de cada um, somá-los aos seus e, assim, formar uma equipe coesa e detentora de múltiplas habilidades.

Se tomarmos como exemplo as equipes de produção de musicais de Broadway ou bandas de jazz chegaremos à conclusão de que as mais bem sucedidas tinham um líder “multivoz”, ou seja, que tem a capacidade de extrair o melhor de cada um e reunir todas essas qualidades em um único time, forte, equilibrado e satisfeito.

Um bom líder é um exemplo que deve ser seguido por todos os profissionais. Por isso, a seguir, o Love Mondays lista as características que os líderes de sucesso reúnem:

Facilidade para transitar entre diversos campos e culturas

Baseados em sua experiência e aprendizado, os melhores líderes têm a capacidade de falar diversas linguagens com seus companheiros de trabalho. Tomemos como exemplo um diretor de cinema ou de teatro: ele precisa dominar o vocabulário dos atores e fazer com que eles se sintam parte do todo. Um líder multivoz extrai a melhor performance dos atores comunicando-se de forma clara e de igual para igual com eles, ajudando-os a entender todo o contexto da cena e a evocar suas emoções, conectando esse momento com experiências pessoais das pessoas que estão envolvidas nesse trabalho. Essa “fluência na comunicação” é fundamental em um líder de sucesso.

Grande curiosidade sobre pessoas e experiências

Os líderes multivozes são genuinamente interessados no que motiva as pessoas que os cerca. Ele mergulha no universo dos outros, entende suas experiências e usa esses dados para fazer com que os outros confiem nele, adaptando-se ao universo e à realidade de cada um.

Forte auto-consciência sobre seus pontos fortes e fracos

Líderes efetivos e competentes entendem o que são capazes de oferecer, bem como suas limitações. Isso os ajuda a explorar as habilidades de seus parceiros de trabalho, quando necessário. Se um líder descobre que é fraco em determinado ponto, se esforça em desenvolver uma habilidade e fazer com que os outros compreendam exatamente em qual parte são necessários para concluir uma tarefa.
Líderes multivozes têm a capacidade de lidar com um volume inimaginável de informações e dados e, ainda, tomar decisões, decidir quais ferramentas usar e sugerir ações. É impossível que uma pessoa detenha o conhecimento sobre diversas áreas e assuntos e, por isso, ter uma equipe heterogênea e com perfis diferentes ajuda muito o bom líder, que precisa ter a capacidade de organizar essa “bagunça” de ideias e personalidades.

Muitas habilidades de um bom líder são inatas, porém você pode desenvolver alguns pontos e melhorar seu relacionamento com os colegas de trabalho. O primeiro passo é identificar e valorizar os limites de suas capacidades para conseguir evoluir e aprender a mesclar diversas habilidades para formar uma equipe coesa e eficaz. Você precisa, ainda, entender, interpretar e traduzir problemas aos colegas. Ter empatia, colocando-se no lugar do outro, é fundamental.

Os líderes de sucesso reúnem características específicas, mas não impossíveis. Inspire-se pelas histórias de pessoas que conseguiram atingir esse objetivo e maximize o sucesso da sua equipe!

Compartilhe.