Saiba quando é a hora certa de pedir um aumento

Pedir um aumento é sempre uma situação delicada. É importante saber como negociar mas, mesmo que você esteja bem preparado, o momento escolhido pode ser decisivo na resposta. Preparamos algumas dicas para te ajudar a escolher a hora certa e aumentar suas chances de conseguir o desejado upgrade no salário!

Analise seus resultados

Talvez esse seja o principal fator a ser considerado. Se seus números estão positivos, podem servir como argumento a favor do seu pedido. Por outro lado, não faz muito sentido pedir um aumento se seu desempenho tem sido insatisfatório.

Finalizar um grande projeto com sucesso ou alcançar uma meta ambiciosa podem ser ótimas oportunidades para conseguir um bom impacto na hora do pedido. Organize seus resultados recentes e aproveite para demonstrar seu valor para a empresa.

Tempo de casa

Você pode apresentar resultados surpreendentes em apenas alguns meses de empresa, mas o mais provável é que precise de mais tempo para apresentar mudanças e resultados sólidos. No entanto, mais tempo de casa também não significa um aumento garantido.
Vale a pena fazer a relação entre o quanto você conseguiu contribuir para a empresa e o tempo que está trabalhando aí.

Veja também dicas para pedir um aumento de salário.

Pesquisa de mercado

Se você acredita que seu salário está defasado ou abaixo da média, vale a pena fazer uma pesquisa para embasar esse argumento com dados e reforçar seu pedido. Mas se perceber que está sendo bem pago em comparação com o mercado, pode ser melhor esperar. Nesse caso, uma boa opção é buscar novas responsabilidades – assim você poderá se destacar e justificar um aumento no futuro.

Está em dúvida sobre qual valor é compatível com o mercado? Temos salários para milhares de cargos no Love Mondays!

Momento da empresa

Analise o momento pelo qual sua empresa está passando. Ascensão financeira e expansão dos negócios podem indicar chances maiores de um aumento. A economia local também é um fator importante, que pode ajudar ou atrapalhar no seu pedido. Por mais que você esteja desempenhando um excelente trabalho, evite fazer o pedido em momentos de instabilidade da empresa ou de incerteza econômica geral.

Timing

Depois de considerar todos esses fatores, não jogue tudo por água abaixo mandando indiretas durante uma reunião de equipe ou tentando pressionar seu chefe de alguma forma. Além de acabar com suas chances de conseguir o aumento, esse tipo de postura transmite uma imagem imatura e antiprofissional.

Marque uma reunião com antecedência e se prepare para negociar de maneira direta e clara, com base nos seus resultados e comprometimento.

Esperamos que você consiga alcançar todos os seus objetivos! Navegue pelo nosso blog para ver mais dicas de carreira, produtividade e vagas em empresas incríveis!

Share.