4 sinais de que você está sabotando suas chances de conseguir um emprego

0

Saber se comunicar com recrutadores não vira algo fácil da noite para o dia: por um lado, você quer impressionar e se mostrar entusiasmado. Por outro, você não quer parecer desesperado. Ainda assim, o processo de procura por vagas de emprego pode ser difícil e ninguém quer ficar esperando muito tempo.

O recrutador é o cara que pode te dizer se você foi considerado para uma posição ou se conseguiu uma vaga de emprego, por isso, é normal que você se sinta tentado a entrar em contato. Existem, sim, as oportunidades certas para pedir um feedback, mas a linha que separa uma situação conveniente de uma inconveniente é muito tênue e, por isso, você precisa ter cuidado.

A seguir, listamos 4 sinais de que você está sabotando suas chances de conseguir um emprego:

  • Você enviou 2 e-mails seguidos e não teve nenhuma resposta

Aqui está um bom motivo pelo qual você não recebe nenhum contato do recrutador. Se você já foi entrevistado, ou já teve contato com o RH, não fique ansioso se não receber um retorno imediato.  Processos seletivos costumam envolver pessoas além do time de RH e isso pode levar tempo.  

Como ficar por dentro de um processo seletivo depois de se candidatar

  • O prazo é até sexta, mas você acha que deve checar na quarta

Você pode até pensar que está sendo proativo, mas acredite:  entrar em contato antes do prazo não passa uma boa impressão. Para não correr o risco de se mostrar desesperado, envie um e-mail em,  pelo menos, dois dias após a data combinada com o RH. Lembre-se de que imprevistos acontecem e tente não ficar ansioso caso o retorno não chegue pela manhã do dia previsto.

  • Você se candidatou novamente para uma vaga que não conseguiu

Talvez você acredite que não conseguiu a vaga por pouco, ou quer se mostrar entusiasmado em fazer parte do time. Seja qual for o motivo,  quando um candidato recebe uma negativa, não faz muito sentido se candidatar novamente para a mesma posição logo em seguida. Se você não conseguiu uma vaga de emprego que queria muito, o ideal é pedir um feedback para entender se existem algumas habilidades que precisam ser desenvolvidas, para só então considerar uma recandidatura.

O que fazer quando a procura por vagas de emprego te deixa para baixo

  • Você tentou contato por diversos meios

Ligar, enviar um e-mail e uma mensagem nas redes sociais é a receita para um verdadeiro desastre. Entrar em contato com um recrutador de forma impulsiva e sem nenhum contexto pode realmente diminuir suas chances de conseguir ser visto como o candidato ideal.

Este artigo foi inspirado em 5 Signs You’re Nagging a Recruiter & Sabotaging Your Chances for a Job, do Glassdoor, grupo do qual o Love Mondays faz parte.

Compartilhe.