Saber lidar com seus pares é fundamental para crescer na carreira. Veja o porquê

0
Saber chefiar uma equipe, lidar com os desafios do dia a dia, conciliar responsabilidades, etc. são temas muito debatidos no dia a dia das empresas, mas pouco se fala na importância de ter um bom relacionamento com seus pares, superando as diferenças e trabalhando para que a empresa atinja os resultados esperados.

Para a maioria dos profissionais, esse é um assunto complicado, pois existe um problema chamado “competitividade”, que faz parte da natureza de quase todos os seres humanos. Uma das principais queixas é em relação à promoção de um par, enquanto ele, que considera ter feito um trabalho melhor, segue no mesmo cargo.

É exatamente nesse momento em que o profissional precisa transformar essa situação em positiva e fazer uma avaliação completa do caso. Primeiro passo: tenha certeza do que a empresa espera dos funcionários. Às vezes, o que você oferece não é o que a companhia precisa e, por isso, você não foi promovido. Você precisa identificar o problema, definir um objetivo e, na sequência, fazer um plano estratégico. Buscar apoio nos pares também é uma boa. Você cria empatia com os colegas, gerando uma relação de ganha-ganha.

Uma outra dica é sempre se basear em você mesmo, com o objetivo de se superar. Colocar a régua lá embaixo e descobrir que você é “melhor” do que o seu par não vai ajudar. Nem sempre você é melhor, apenas tem mais facilidade para desenvolver determinada tarefa. A tendência, com essa nova postura, é que você se sinta mais autoconfiante para continuar melhorando seu desempenho.

Outro conselho: a política, em uma empresa, pode ser um aspecto necessário. Condenável por algumas pessoas, essa é uma habilidade que pode ser importante para você influenciar pessoas e subir na carreira. Para um cargo de gestão, por exemplo, ter influência sobre os demais é um elemento fundamental, então, se seu par for promovido e você achar que foi por que “ele é político”, talvez esse seja mesmo um dos fatores. Basta, apenas, tomar cuidado para não comprometer o trabalho e não se meter em fofocas.

Gostou das dicas? Compartilhe-as com os amigos e, quem sabe, com seus pares! 
Compartilhe.