A riqueza da parceria entre RH e Comunicação

Há algum tempo a parceria entre Recursos Humanos e Comunicação vem ganhando destaque dentro das empresas. O alinhamento do discurso às práticas diárias é, como já sabemos, essencial para a disseminação da cultura organizacional. Mas como essas áreas, que em um primeiro momento podem parecer tão distantes, conseguem promover a marca empregadora quando aliadas a uma estratégia conjunta? Em nosso 1° Fórum Love Mondays de Employer Branding, Veronika Falconer, Diretora de Recursos Humanos, Comunicação e Administração Brasil & Latam da Takeda, compartilhou suas experiências sobre a parceria entre estas áreas e as práticas de sucesso da empresa.

Quando falamos sobre RH falamos, principalmente, sobre uma equipe alinhada ao negócio, com visão ampla de gestão de pessoas e capaz de utilizar essa percepção para obter os melhores resultados de cada recurso. Porém, quando nos referimos à disseminação da filosofia e dos valores da empresa, temos em mente que a Comunicação ganha destaque, sendo a área responsável por conectar colaboradores e mantê-los informados quanto à missão e propósito da empresa, bem como seu planejamento estratégico.

A rica parceria entre essas áreas promove uma visão mais aguçada sobre oportunidades e traz mais transparência para o ambiente de trabalho. Além disso, outros benefícios foram pontuados durante a palestra, como o afinamento do discurso entre as áreas, a agilidade em processos e tomadas de decisões, a comunicação voltada a atender anseios individuais e a união entre a percepção sobre os colaboradores e as práticas da empresa.

Veronika também destacou as formas que encontrou para transformar o ambiente de trabalho por meio por meio dessa parceria. As chamadas “Ações de Liderança” consistem em práticas para transformar os líderes em comunicadores, ressaltando a importância do alinhamento do discurso para ter o colaborador ao seu lado. Empoderar os gestores como porta-vozes da empresa é uma forma eficaz de manter os funcionários conectados à estratégia e informados sobre os assuntos mais relevantes do momento.

De acordo com a palestrante, para tornar essa solução mais efetiva a empresa conta com o canal de comunicação face a face, que na Takeda é chamado de Cascateamento Orquestrado. Nele, cada gestor se reúne com seu time direto e apresenta um material com as informações estratégicas mais relevantes para a companhia. Os participantes recebem esse material e são orientados a compartilhar com seus respectivos times, assim até que todos estejam cientes do conteúdo e alinhados ao propósito da empresa. Os resultados obtidos pela Takeda mostram que em um ano houve um aumento de 13% no número de funcionários que afirmam estar a par de assuntos importantes. Tal fato comprova a efetividade do projeto e a riqueza da parceria entre Recursos Humanos e Comunicação.

Compartilhe.