Quer uma ajuda para tomar decisões importantes?

A três dias das eleições no Brasil, muitas pessoas ainda estão na dúvida sobre em qual candidato votar e pequenos detalhes serão responsáveis por essa tomada de decisão. As carreiras profissionais são tomadas pelo mesmo problema: a dificuldade do profissional ou do empreendedor de tomar uma decisão importante.
Basicamente, existe a forma intuitiva de tomar decisões e a dedutiva. A intuitiva envolve nossos sentimentos ou julgamentos e a maioria de nossas decisões são tomadas assim. A outra opção é bem mais racional e lógica, mas pode ser muito mais segura. Para te ajudar a tomar decisões mais facilmente, preparamos algumas dicas. Veja:

Identifique o problema

Especificar o problema já é 90% do caminho andado. Procure ver o que acontece por um lado mais positivo, enxergando um obstáculo como desafio. Analise, depois, os princípios que estão presentes nessa decisão, tais como religião, leis ou regulações legais, políticas institucionais ou ética profissional. Dimensionar um problema faz com que ele fique bem mais acessível.

Avalie suas opções de escolha

Geralmente, existe mais de uma solução para um mesmo problema. O famoso “brainstorming” pode ser muito útil para avaliar a variedade de ações que podem ser tomadas e qual é a mais correta. Às vezes, o mais correto é simplesmente não tomar atitude alguma.

Mensure o custo/benefício dessa atitude

Pense no seguinte: os benefícios gerados por essa decisão justificam os custos esperados? E se os custos excederem o esperado e os benefícios forem menores?

Tome a decisão

Depois das análises, siga o caminho que achar mais coerente. Não espere muito tempo para isso, pois as oportunidades não são estáticas e, de repente, podem simplesmente “evaporar” diante da sua indecisão. E lembre-se: grandes líderes são aqueles que têm um plano B na manga para reverter uma decisão errada ou que não rendeu o esperado.

Compartilhe.