Quer trocar de emprego neste ano? Saiba o que fazer desde já

0
O desejo de mudar de emprego costuma aflorar exatamente na virada do ano. Um descontentamento com sua posição, com os colegas ou com a própria empresa são os motivos que levam a maioria dos profissionais a decidir trocar de emprego, mas você sabe como dar esse passo? Confira nossas dicas.
1. Crie um cronograma. Ao identificar o desejo de mudança de emprego, é fundamental sentar com calma e criar um cronograma para garantir que a transição aconteça da maneira mais proveitosa possível. O primeiro passo nesse cronograma deve ser entender o que motiva o desejo de mudança. Depois, crie um arquivo no computador, uma agenda convencional ou mesmo um simples caderno para programar cada passo dessa mudança, dos cursos à formulação do currículo.

2. Procure um mentor. Pode ser um coach ou um amigo mais experiente e de confiança, não só para dar apoio quando as coisas apertarem ou atrasarem, mas também para oferecer uma perspectiva mais objetiva e menos apaixonada do processo de transição. Muitos que querem um novo cargo se esquecem de que eles também precisam mudar para deslanchar na nova fase da vida profissional.

3. Invista em qualificação de curto prazo. Quem quer mudar de emprego e de área precisa desenvolver novas habilidades. Aos que conseguirem se organizar para esperar alguns meses antes de começar a procura por um novo trabalho, há cursos de fim de semana, e até de férias, que dão noções de gestão de pessoas, contabilidade básica, administração de pequenas empresas e liderança.

4. Use a internet como sua aliada. Invista tempo para entender mais detalhes sobre o perfil da vaga e sobre como é trabalhar na empresa antes de enviar o seu currículo. No Love Mondays você consegue entender os prós e os contras de mais de 9.000 empresas e decidir se esse é o local certo para desenvolver sua carreira. Nada mais frustrante do que se candidatar a uma vaga, fazer o processo seletivo e só no fim descobrir que a empresa ou o trabalho em si não são exatamente o que você estava buscando.

5. Mantenha ou melhore a produtividade no emprego atual. Ninguém busca um novo emprego porque se sente feliz e realizado onde está. A insatisfação, seja com o salário, com o volume de trabalho ou com a chefia, costuma ser a grande motivadora de mudanças nessa área. Mas isso não é razão para descuidar do emprego atual durante a busca por uma nova colocação. O ideal é aumentar a produtividade antes da saída, ou seja, correr atrás de novos desafios dentro da empresa, se envolver em novos projetos e participar ativamente das atividades da sua equipe. 

Compartilhe.