Como utilizar o LinkedIn para valorizar a sua carreira

0

As redes sociais fazem parte da rotina de grande parte das pessoas. Independentemente de  idade, profissão ou das preferências de alguém, em algum momento de sua carreira, o LinkedIn pode servir como um grande aliado no momento de se mostrar ao mercado, seja para trocar de emprego ou apenas ser mais valorizado no segmento em que atua. Lá, você pode explorar suas habilidades e competências e mostrar a todos as suas qualificações, gerando uma boa impressão em quem está procurando um profissional para determinada vaga.

Para te ajudar na tarefa de se transformar em uma pessoa mais atraente para os recrutadores, selecionamos, a seguir, algumas dicas que podem te ajudar. Confira!

Confirme se suas informações básicas estão completas

Esse aspecto é muito importante, afinal, é ele que resumirá quem você é. Por isso, primeiramente você deve ter certeza de que a URL do seu perfil tem o seu nome. Depois, verifique se seus contatos estão atualizados, incluindo website e telefone residencial.

Analise sua foto de perfil

Sua imagem de perfil diz muito sobre você e, por isso, é essencial que ela seja profissional. Procure uma foto em que você esteja com roupas discretas e em um ambiente corporativo, de preferência.

Desative seu feed de atividades

Isso vale para os momentos em que você estiver fazendo muitas alterações no seu perfil. Assim, você garante que suas conexões não se sintam incomodadas.

Use palavras-chave

Faça uma busca nas vagas que você deseja e utilize esses termos em sua descrição profissional. Assim, você aumenta as chances de ser encontrado por recrutadores que buscam alguém com o seu perfil.

Use bem o espaço da descrição

Conte sua história profissional nesse espaço, transformando sua descrição profissional em uma conversa pessoal, por exemplo. Tente fazer isso com leveza e não utilizar a terceira pessoa. Você pode, inclusive, adicionar links, imagens e até vídeos de trabalhos a esse espaço.

Explore trabalhos voluntários

Não se esqueça de incluir nesse perfil algum trabalho voluntário, independentemente da organização. Fale sobre workshops, cursos gratuitos e capacitações das quais você tenha participado.

Peça recomendações

Não tenha vergonha de pedir para colegas, ex-colegas, chefes e pessoas que conhecem seu trabalho recomendarem você por suas habilidades. É fácil, rápido e te ajuda a ser mais bem visto no mercado de trabalho.

Conecte-se com as pessoas certas

É fundamental ter contatos-chave para a sua carreira, mesmo que você não conheça algumas pessoas. Por isso, faça uma varredura no seu perfil e veja se você está conectado com profissionais estratégicos para o desenvolvimento da sua carreira.

Organize seu perfil de acordo com o mais importante

Destaque trabalhos, conquistas e posições fundamentais para a sua carreira no topo do seu perfil e deixe o menos importante para baixo. Você pode, inclusive, utilizar um plano de fundo para se diferenciar ou mostrar a sua marca às pessoas.

Mantenha-se ativo na rede

Estima-se que 20 posts por mês alcancem 60% de sua audiência no LinkedIn. Por isso, nada de deixar o seu perfil de lado, ok?

Caprichar na escolha e na distribuição das suas informações profissionais em uma rede social pode ser o passo que faltava para você ser visto e despertar o interesse de empresas e recrutadores. Não deixe essa tarefa para amanhã. Mãos à obra!

Compartilhe.