Quer produzir mais no trabalho? Tire férias!

0

Está comprovado cientificamente. O ato de tirar férias e se desligar do trabalho por uns dias traz inúmeros benefícios à saúde e à produtividade. Segundo um estudo publicado pelo jornal Daily Mail e conduzido pela agência de viagens britânica Kuoni, em parceria com o Nuffield Health, um dos maiores institutos de saúde do Reino Unido, o simples fato de se ausentar das tarefas cotidianas por alguns dias reduz a pressão arterial, melhora a qualidade do sono e elimina o estresse, o que rende ótimos resultados no trabalho quando você retornar às suas atividades.

Esse mesmo estudo diz, ainda, que os benefícios de um período de férias podem se estender por meses, sabia? Isso faz com que especialistas recomendem que todo funcionário tire férias e se desligue completamente dos assuntos da empresa pelo período de um mês. Sabemos que isso é pouco executado em algumas profissões e que há profissionais que postergam suas férias e acabam tirando menos tempo do que deviam, porém, a longo prazo, essa atitude pode ser extremamente negativa para a sua saúde e também para o seu rendimento na empresa.

Para terem uma ideia do impacto causado pela ausência de férias, esses pesquisadores avaliaram dois grupos de profissionais: um que optou por viajar – e escolheu como destino Tailândia, Peru ou Ilhas Maldivas – e outro que permaneceu em sua cidade e continuou trabalhando. Analisando a pressão sanguínea do grupo 1, notou-se que os viajantes tiveram uma queda, ao passo que as pessoas que continuavam trabalhando nas férias tiveram um aumento de pressão de 2% no mesmo período. Em relação ao estresse, os funcionários que viajaram e saíram da rotina mostraram uma capacidade 29% maior de se recuperar desse tipo de situação, ao passo que aqueles que trabalharam sem folga diminuíram 71% da capacidade de lidar com o problema.

Outro benefício das férias é estimular a criatividade. Viajando, conhecendo novos lugares e tendo experiências diferentes você abre a sua mente para novos pontos de vista e isso impacta diretamente no seu desenvolvimento no trabalho, afinal, um profissional estimulado, criativo e tranquilo rende muito mais, não acha? Para manter a sua paz de espírito nesse período de descanso, recomendamos que você “esqueça” o seu e-mail e as redes sociais, checando tudo apenas uma vez por dia, que pode ser no período da noite. Limite-se a resolver apenas problemas urgentes e demandas que não podem ser executadas por outra pessoa, deixando outros assuntos para a sua volta.

É de extrema importância manter esse autocontrole para evitar que suas férias se transformem em um trabalho fora do escritório, o que certamente não trará benefício algum e deixará seus acompanhantes decepcionados. Para garantir que isso não aconteça, deixe tudo resolvido e devidamente encaminhado antes de ir viajar, coloque uma mensagem automática de férias no seu e-mail e estipule um horário para que seus colegas de trabalho te liguem caso haja alguma emergência. Ao estabelecer essas regras você evita telefonemas indesejados e demandas que podem ser resolvidas por outra pessoa e, principalmente, extrai o máximo de sua viagem, aproveitando para relaxar e se distrair.

Organizar as suas férias, planejar uma viagem e conhecer novas culturas faz parte de um processo divertido e benéfico para a sua saúde física e mental, por isso, não abra mão de se ausentar por um mês para recuperar as suas energias e voltar renovado. E você, já planejou as suas próximas férias? Mãos à obra!

Compartilhe.