Quer pedir um aumento? Responda a essas 4 perguntas antes

Negociar um aumento de salário não é fácil. Essa tarefa fica ainda mais complicada quando você não tem outra oferta ou, então, não tem a opção de sair da empresa caso o valor não atinja suas expectativas. Para evitar que você fique paralisado ao ouvir alguma pergunta difícil do seu gestor ou se atrapalhe ao falar sobre suas necessidades, é fundamental se preparar para responder quatro importantes perguntas, que listamos a seguir:

1. Por que eu deveria pagar mais a você?

Essa é a pergunta mais importante e que exigirá uma boa resposta sua, pois será preciso mostrar com evidências concretas que você merece ganhar mais. Nesse momento, você pode explorar fatores diretamente ligados ao trabalho, como sua formação, línguas que fala fluentemente ou domínio de certa coisa. Pode, ainda, falar sobre fatores externos, como débitos com educação ou despesas médicas, que complicam o seu orçamento. Procure sempre sustentar seus argumentos em informações bem pesquisadas e fatos concretos para que a outra pessoa entenda os reais motivos do porquê você merece ganhar mais.

1. Como você chegou a esse valor?

Não peça um valor maior só por pedir. Fundamente seu pedido em informações concretas, como a média salarial do mercado, ou quanto alguns colegas estão faturando. No Love Mondays você consegue buscar salários de todos os segmentos e empresas e fazer uma comparação com o quanto você ganha.  Depois, pense em coisas como sua qualificação, experiência, conquistas profissionais, projetos executados, etc.

1. Você aceitaria outros benefícios se não pudermos te pagar um valor maior?

Ganhar um aumento no salário é ótimo, mas você pode ganhar uma oferta ainda melhor negociando um pacote de benefícios, sabia? Para se preparar caso seu gestor te faça essa pergunta, pense nos benefícios que são mais importantes para você, como mais tempo de férias remuneradas, melhoria do plano de saúde, pagamento de cursos de especialização, etc. Pense também em horários de trabalho flexíveis ou a possibilidade de fazer mais home office.

1. Outra empresa te ofereceu um salário maior?

Esse ponto é bem complicado pois, se ninguém te ofereceu um salário maior, seu gestor saberá que você não tem para onde correr. Porém, se você realmente recebeu uma proposta, fale sobre ela e mostre que há mais empresas valorizando o seu trabalho. É fundamental usar essa ferramenta a seu favor e enfatizar os motivos pelos quais você merece ganhar mais.

Ao se preparar para essas quatro perguntas você aumenta suas chances de ter sucesso no pedido de aumento e mostra sua importância para a companhia. Estude bem para esse momento e boa sorte!

Compartilhe.