Quer mudar de emprego em 2016? Veja dicas para atingir esse objetivo

Mais um ano terminou, metas foram conquistadas, desafios foram enfrentados e você passou por mais um período de aprendizado e autoconhecimento. Diante das reflexões características do fim do ano, talvez você tenha chegado à conclusão de que deseja mudar de emprego em 2016, assumindo novos desafios ou até investindo em uma nova área de atuação.

Na maioria dos casos – especialmente diante dos problemas econômicos enfrentados pelo País – recolocar-se no mercado de trabalho não é uma tarefa tão simples assim e, por isso, você precisa adotar algumas ações para ter sucesso na intenção de começar o ano com trabalho novo.

O Love Mondays, que estimula os profissionais a sempre buscarem as melhores oportunidades no mercado de trabalho, aumentando, assim, a sua satisfação, indica, a seguir, alguns pontos que devem ser seguidos para que a sua transição de emprego seja feita da melhor forma possível:

Invista no seu networking

Uma das melhores formas de conseguir se destacar e mostrar que você está interessado em uma oportunidade em determinada empresa é conversar com as pessoas que já atuam naquela posição ou na companhia. Procure certificar-se, antes de tudo, de que essa empresa é tudo aquilo que você imagina e que o trabalho será bom para você. Absorva a realidade dessas pessoas, seja participando de happy hours, conferências, cursos ou marcando um café.

Conheça a si mesmo

Avalie bem quem você é e o que deseja com o seu trabalho. Antes de participar de qualquer processo de seleção é fundamental ter muita consciência dos seus pontos fortes e fracos e o que você pode oferecer de benefício a uma companhia. Para isso, vale buscar feedbacks de outras pessoas, fazer cursos para se autoconhecer, falar com amigos, etc.

Saiba quais são os seus números

Atualmente, as empresas estão investindo no formato de entrevista por competências, ou seja, o que você já entregou em trabalhos anteriores. Diante disso, você será avaliado pelas decisões que tomou e pela forma com que agiu para alcançar resultados. Aqui, vale a pena se lembrar de ocasiões e desafios que exigiram tomadas de decisão e mencionar os resultados conquistados (se forem positivos, claro). Aumentos de faturamento, melhorias nos resultados de indicadores e outros pontos altos merecem destaque.

Atualize o seu currículo

Primeiramente, coloque o seu objetivo profissional no currículo, sempre prestando atenção a pontos como precisão e objetividade. Erros de português devem passar longe desse documento e, por isso, certifique-se de que escreveu tudo corretamente e com clareza nas informações. Adicione todos os cursos, eventos e treinamentos dos quais participou ao longo do ano e feche o currículo com os seus resultados.

Analise o mercado em questão

Faça um breve check-up do mercado em que você atua ou deseja atuar e avalie se a sua intenção de trabalho é promissora ou não. Se você chegar à conclusão de que há poucas oportunidades, talvez seja a hora de concentrar os seus esforços em uma transição de área.

Fazer um balanço do ano anterior, destacar as suas conquistas e desafios enfrentados e focar esforços na conquista de uma nova oportunidade de trabalho aumenta as chances de você começar o ano de “casa nova”. Invista nos nossos conselhos e dê uma nova direção à sua carreira!

Compartilhe.