Que tipo de líder você é? Descubra os pontos fortes e fracos do seu estilo

Não há uma receita exata para ser um bom gestor. Cada segmento, estrutura empresarial e perfil de colaboradores requer um tipo de líder específico, mas, independentemente do estilo de trabalho de cada pessoa, um bom líder deve, obrigatoriamente, saber lidar com situações adversas, ter empatia, ser firme em algumas situações, ter o poder de aglutinar uma equipe e motivar a todos. Veja como a motivação profissional é fundamental para a carreira aqui.

Se você exerce uma posição de liderança na empresa em que trabalha e gostaria de entender melhor o seu estilo, nós, do Love Mondays, preparamos um guia que vai te ajudar a descobrir que tipo de líder você é e não deixe de conferir o post sobre 7 hábitos de grande líder. Mas lembre-se de que os estilos não são excludentes, nem bons e nem ruins e cada tipo de liderança pode ser aplicado a uma atuação específica.

Os tipos de gestor mais encontrados no mercado são:

Direcionador

Esse líder propõe muito e pergunta pouco. Seu objetivo é dar direção a um grupo com base em suas convicções e valores. Embora escute pouco e seja pouco aberto a opiniões, é responsável e muito ativo nos processos, assumindo para si os desafios do grupo. O ponto negativo desse chefe é que ele oferece pouca margem para negociação e tem o hábito de controlar as coisas. Por outro lado, sua responsabilidade é um ponto positivo.

Cooperador

Esse tipo de gestor propõe muitas coisas e faz muitas perguntas, estimulando a cooperação e atuação direta de todos e orientando o grupo de forma eficaz. Informado sobre tudo, o chefe cooperador tem uma atuação presente e compartilha responsabilidades, o que é um ponto positivo, mas, ao mesmo tempo, eleva ao máximo as exigências e expectativas de todos, o que gera conflito e estresse.

Delegador

Esse chefe indaga pouco, deixa um grupo atuar sem muita supervisão, apenas apresentando tarefas e atividades sem cobrar ou direcionar um projeto de acordo com o necessário. Seu ponto positivo é estimular a criatividade de todos e a participação, mas o negativo é que ele não se responsabiliza pelos erros que podem acontecer no meio ou no fim dos processos.

Questionador

Esse estilo de liderança propõe pouco e indaga bastante. Por ter um perfil mais inseguro, esse líder desenvolve uma boa atuação, mas sofre de desconfiança e cerca-se de controles o tempo todo. O ponto negativo desse estilo de liderança é que um grupo submetido a um gestor com esse perfil tem poucas possibilidades de articulação.
E aí? Identificou o perfil de líder que melhor te representa? Conhecendo seus pontos fortes e fracos é possível trabalhar para minimizar o que pode ser negativo para a equipe e maximizar o que ajuda no crescimento de todos e obtenção de bons resultados. Invista na melhoria da sua gestão e leia o post sobre o segredo do sucesso para grandes líderes!

Compartilhe.