Quatro dicas para encontrar seu propósito profissional

O filósofo alemão Friedrich Nietzsche disse, certa vez: “aquele que tem um por que pode suportar qualquer coisa.” Com base nessa frase é que pretendemos falar sobre momentos de crise na sua carreira profissional e o que você deve fazer para que encontre forças onde jamais imaginou, coloque seu foco no lugar certo, assuma riscos e enfrente os obstáculos independentemente do que aconteça.

Sabemos que, na teoria, é muito bonito dizer isso, mas, na prática, como fazer para encontrar de verdade o seu propósito profissional, aquela causa pela qual você quer lutar e trabalhar? Confira quatro dicas a seguir:
1) Saiba o porquê das coisas

Esse é o primeiro passo para correr atrás dos seus objetivos e obter sucesso nas empreitadas profissionais. Apenas quando você descobre o seu por que é que encontra coragem para assumir os riscos que te levarão adiante, mantendo-se motivado mesmo nos momentos difíceis e desafiadores. Procure escrever o que te mantém vivo, que causa te inspira, te comove e pela qual você lutaria e dedicaria suas horas de trabalho.

2) Quais são seus talentos?

Você precisa, de alguma forma, fazer com que uma habilidade sua se encontre com uma paixão pessoal. Quando as pessoas estão em seu ambiente favorito, realizando atividades para as quais possuem talento, elas ficam mais produtivas, adicionam mais valor às coisas e desfrutam de melhores momentos, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

Certa vez, Howard Thurmon, um líder dos direitos civis, escreveu: “não pergunte a si mesmo do que o mundo precisa; pergunte o que te mantém vivo, e então faça isso. Porque o mundo precisa de pessoas que estejam vivas.”

3) Onde você agrega mais valor?

Conhecer suas maiores forças e onde você consegue agregar mais valor – utilizando sua educação, habilidades, conhecimentos e experiência – pode te ajudar a achar as melhores oportunidades, gerando, consequentemente, mais chances de ter sucesso. Frequentemente, subestimamos nossas habilidades e forças que adquirimos ao longo do tempo e isso faz com que percamos valiosas oportunidades.

4) Conheça os seus propósitos

Pessoas que não se apegam a algo podem facilmente sucumbir diante de dificuldades ou problemas. Decidir como você pauta a sua vida te ajuda a vivê-la alinhada a um propósito, que lhe será útil quando você precisar. Se você, por exemplo, acha que não é o tipo de pessoa com a qual gostaria de trabalhar, considere a possibilidade de que, talvez, o problema não está no trabalho em si, mas sim na sua atitude diante das coisas.

Desafiar-se, conhecer-se e entender como você funciona te ajuda a encarar desafios de frente e se sentir mais inspirado tanto na carreira quanto na vida pessoal. Se você estiver firme, nada mais poderá detê-lo. Pense nisso!

Compartilhe.