Quatro dicas para se concentrar – mesmo em dias difíceis

0

Tem dias em que prestar atenção é uma tarefa quase impossível, não é mesmo? Você tenta fazer alguma coisa e acaba se enrolando em diversas atividades mal concluídas. Não tem jeito: se você tenta resolver tudo de uma vez, não consegue resolver nada! Por isso, nada melhor para se concentrar e tirar pendências da frente do que fazer cada tarefa de cada vez.

É possível aprimorar as suas habilidades de se concentrar. A seguir, apresentamos quatro formas de se conseguir isso:
1. Deixe a tecnologia de lado

Uma pesquisa feita por Larry Rosen, professor da California State University, avaliou quanto os estudantes conseguiam prestar atençãoo a uma determinada tarefa. Ele descobriu que, em média, eles prestavam atenção por apenas três minutos e a razão para essas distrações é a tecnologia. A cada momento surge um bip, um flash ou uma vibração no celular indicando novas mensagens, fazendo com que seu foco se perca.

Para evitar que isso aconteça, desligue as notificações de redes sociais, e-mails e aplicativos, afinal, tudo isso ainda estará lá depois de algumas horas, quando você for verificar suas mensagens.

2. Coloque tarefas parecidas no mesmo grupo

Se você agrupar tarefas parecidas, poupará o trabalho do seu cérebro de se adaptar a uma novidade. Em vez de pular de um projeto para outro, faça tudo de um primeiro, depois vá para outro e assim por diante. Assim, você conclui tudo com mais agilidade e prepara o seu cérebro para um outro desafio.

Um exemplo é escrever textos no período da manhã, avaliar projetos de tarde e, no fim do expediente, se dedicar a outra tarefa, como responder e-mails ou fazer apresentações e gráficos.

3. Foque-se no presente

Pensar no possível resultado de um projeto em vez de se dedicar à sua execução é um desafio, afinal, você pode começar a sonhar com as conquistas provenientes dessa iniciativa e acabar se esquecendo do principal, que é o agora. Focar no agora é a melhor forma de ser produtivo e garantir bons resultados.

Uma dica para conseguir isso é estipular 25 minutos, por exemplo, para se dedicar inteiramente a uma atividade. Depois, você pode até arejar um pouco ou tomar um café, mas, antes disso, deve apenas produzir e não pensar em nada mais.

4. Dê uma pausa a você mesmo

Você provavelmente trabalha como um robô, mas precisa ter em mente de que não é um, ok? Você precisa comer bem, se alimentar, fazer pausas, exercícios, etc. Como seres humanos, não podemos sempre controlar nossos desejos ou motivações e, por isso, é essencial respeitar os seus momentos e seu estilo de produção. 

Se você sabe, por exemplo, que produz melhor com pausas a cada 30 minutos, faça isso! Programe-se para fazer isso e você verá com tudo fluirá de uma maneira mais produtiva e tranquila.

Não há receitas milagrosas, segredos ou fórmulas para se concentrar e render mais. Você apenas precisa dar uma pausa ao seu cérebro para que ele oxigene e descanse, permitindo, assim, que você execute suas tarefas como planejado!

 

Escrito por Equipe Love Mondays

Compartilhe.