Quais são os valores presentes no Processo Seletivo?

O texto abaixo, escrito pela Apoiadora do Desenvolvimento de Pessoas e Organizações na PULSAR DESENVOLVIMENTO DO TALENTO HUMANO, a incrível Nathalie Helman, nos dá outro panorama sobre os processos seletivos, com dicas e conselhos sobre como o recrutador deve encarar o processo seletivo e não o contrário.

Quais são os valores presentes no Processo Seletivo?
Os valores são as molas propulsoras das nossas ações.
É a linha divisória entre o que devemos, podemos e queremos fazer, segundo o Professor Cortella.

No processo seletivo, como devemos, podemos e queremos agir diante dos candidatos?
Acredito que empatia seja o primeiro valor a ser colocado na mesa, tratar o candidato como gostaria de ser tratado.
Lembrar que o processo seletivo é uma via de mão dupla, felizmente a empresa escolhe o candidato e o candidato escolhe a empresa. Quanto mais clara forem as informações sobre a organização, melhor, e aqui eu falo de transparência mesmo, ou seja, o ônus e  o bônus. Expectativas e propósitos deverão ser colocados e alinhados. Conhecer os valores do futuro colaborador através de seus comportamentos, é fundamental.

O processo seletivo, na minha opinião, é o passo mais importante para uma gestão de pessoas saudável. É a hora do casamento dos valores pessoais e organizacionais.
É muito ruim passar 8 horas por dia ou mais em um lugar que não tenha nada a ver com você.
Por isso reforço a importância da transparência, tanto por parte do candidato quanto da organização. Não posso deixar de falar do respeito, pelo horário, pela agenda, pelas informações e principalmente pelo resultado do processo seletivo; sempre dar feedback para o candidato.
Quanto mais consciência e autoconhecimento tivermos mais “as molas” propulsoras do nosso comportamento alavancarão e alicerçarão relações saudáveis, entre selecionador e candidatos, organização e futuros colaboradores.

Compartilhe.