Quais características devo ter para ser um bom líder?

Liderar não é uma tarefa fácil, independentemente do tamanho da equipe, e por isso, as empresas estão com cada vez mais dificuldade em encontrar por bons gestores e líderes. Todos nós almejamos posições de liderança, porém grandes responsabilidades as acompanham, e para saber lidar com desafios e momentos de crise, algumas características são fundamentais para que o profissional seja reconhecido como um bom líder. Pensando nisso, elaboramos uma lista com alguns itens que podem te ajudar a se tornar um líder melhor e se destacar na sua empresa.

1. Seja confiante, passe segurança à sua equipe.
Autoconfiança é a característica obrigatória que um bom líder deve ter. Ela é essencial para que você não tenha medo de correr riscos calculados e que podem beneficiar o seu negócio. Além disso, transmitir segurança para a equipe faz com que todos trabalhem melhor, porque confiam em quem está guiando o caminho. Pense em algum grande líder que você tenha como exemplo. Pensou? Agora reflita se esse líder transmite confiança. Tenho certeza que a resposta será afirmativa.

2. Tenha um bom relacionamento com todos à sua volta.
Não basta ser autoconfiante, é necessário que você saiba se relacionar com as pessoas ao seu redor. Sem essas pessoas, a liderança não faz sentido, portanto um bom relacionamento com o máximo de pessoas que puder na sua empresa fará toda a diferença. O bom relacionamento interpessoal faz com que as pessoas gostem da sua presença e queiram seguir você, além de passar a imagem de bom profissional e pessoa.

3. Demonstre iniciativa.
Se a sua equipe está enfrentando uma fase difícil, não espere uma solução cair dos céus: tome a iniciativa e lidere a equipe em direção à resolução do problema. Quando uma pessoa demonstra ter iniciativa, ela é vista como um líder natural. Ter a consciência de que o problema também é seu e não só da empresa e tomar iniciativa é importante para você se desenvolver como um bom líder.

4. Comunique-se bem, deixe suas expectativas claras.
A comunicação com sua equipe e com os outros profissionais de sua empresa é mais do que fundamental. Você precisa saber expressar exatamente o que espera deles e como devem atingir os objetivos. Muitos conflitos podem ser evitados apenas com a melhora na forma dos líderes comunicarem-se com seus colaboradores. Uma dica é perguntar para algumas pessoas se você consegue ser claro em seus pontos, e assim ver no que pode melhorar.

5. Ensine, mas também aprenda.
Você, como um bom líder, deve saber que ainda tem muito a aprender, e por isso, saiba escutar. Estar numa posição de liderança não é tarefa fácil e não vem com manual de instruções, logo, a única forma de saber se você está se saindo bem é escutando os outros e aprendendo com eles. Ao mesmo tempo em que você aprende como melhorar sua gestão, pode ensinar o que sabe e o que considera como pontos fortes na vida profissional. Não só no ambiente corporativo, mas na vida, devemos estar sempre atentos para aprender coisas novas e assim, nos tornarmos melhores pessoas.

Por Larissa Bernardo
Compartilhe.