Programa de Trainee Itaú

O início da carreira profissional é uma fase de muitas dúvidas, inseguranças e mudanças de caminhos. Nem sempre é fácil descobrir qual é a sua vocação, saber em qual área você quer trabalhar e que tipo de empresa mais combina com o seu perfil. Por isso, programas de trainee são uma ótima opção para conhecer melhor uma área na qual você tenha interesse, aumentar o seu autoconhecimento através desta experiência e assim decidir com mais segurança qual o caminho profissional que vai te fazer feliz.

Para te ajudar a conhecer um dos programas de trainees que oferecem essas oportunidades de aprendizado e flexibilidade tão importantes no início da sua vida profissional, nós fomos até o centro empresarial do Itaú em São Paulo para entender como funciona o programa de trainees do banco.

Logo de cara, nota-se o quanto eles se preocupam com a qualidade de vida de seus funcionários: o ambiente é amplo, arborizado, conta com farmácia, restaurante e até uma academia. A equipe do banco conta que eles querem mostrar a cultura empresarial desde o início do processo seletivo do programa de trainees, pois assim eles conseguem atrair jovens com valores que combinem com os do banco. Então fique ligado: se você se inscrever e for chamado para o processo seletivo, vai poder aprender bastante sobre o modo de trabalhar ainda durante a seleção.

Achamos legal o fato de que o Itaú acredita que está sendo escolhido pelos candidatos, e não somente escolhendo profissionais do mercado. É nisso que o Love Mondays também acredita e por isso vamos te dar uma mãozinha para entender o que os funcionários contam sobre o dia a dia no Itaú. Temos avaliações de 1169 funcionários do Itaú no Love Mondays, e eles elogiam o Itaú pela grande mobilidade dentro do banco, oportunidades de crescimento, clima de trabalho agradável, benefícios corporativos e preocupação com o funcionário. Eles também contam que o banco é bastante focado em metas e assim, para se dar bem lá dentro, você precisa mostrar resultados.

Falando sobre o programa de trainees mais especificamente, quando você se candidata deve mencionar qual em qual área do banco você quer trabalhar. É possível optar por até duas áreas de interesse dentro do mesmo processo seletivo. O Itaú também afirma que, depois de iniciar o programa, há uma grande flexibilidade para você mudar de área caso não se encaixe na que escolheu inicialmente ou simplesmente decida trilhar novos caminhos.

O programa nos parece uma experiência enriquecedora pois é focado no aprendizado. Por exemplo, o “Job Rotation” (rotação de áreas) permite que o trainee trabalhe em áreas diferentes por um tempo, dessa forma ele conhece como a área funciona, seu dia a dia, sendo posto à prova a todo momento para utilizar os conhecimentos adquiridos dentro do negócio. Além disso, há a possibilidade de trabalhar junto com excelentes profissionais dentro de cada área e aprender um pouco com cada um.

Este ano, o programa de trainees será o mesmo para quem deseja trabalhar tanto no Itaú Unibanco quanto no Itaú BBA, a parte de investimentos do banco. O processo seletivo para o programa é constituído de quatro fases:

1. Teste online;
  2. “Business Case” em grupo (parecido com uma dinâmica) na área que o candidato escolheu e uma entrevista (online);
  3. Encontro com todos os Trainees, chamado “encontro feito para você”;
  4. Entrevista final com a presença dos diretores e vice-presidentes.

Não há um número de contratações pré-definido, o Itaú está em busca de pessoas interessadas e que façam sentido para a organização. Os únicos pré-requisitos para participar do processo são: formados entre dezembro de 2013 e dezembro de 2016 (alunos no último ano de faculdade poderão participar), formação nas áreas de humanas ou exatas e inglês avançado ou fluente. Fora isso, os recrutadores afirmam não estar buscando por um perfil único, não há a necessidade de um curso específico ou de trabalhar apenas dentro de sua área de formação.

Ficou com vontade de participar do programa de trainees do Itaú? Ainda dá tempo! As inscrições vão até dia 31/08, aqui nesse link. E não se esqueça, brilho nos olhos e paixão pelo que você faz são a maior vantagem que qualquer candidato pode apresentar.

Compartilhe.