Quer ser Trainee? Veja o que trainees amam e odeiam nos programas de grandes empresas.

Para os trainees das empresas brasileiras, o salário não é o principal atrativo. Um bom ambiente de trabalho, ascensão na carreira e oportunidade de aprendizado são os três aspectos mais elogiados pelos jovens profissionais nos programas das grandes empresas.

Essa realidade é apontada por um levantamento da Love Mondays (www.lovemondays.com.br), a maior comunidade de carreiras onde profissionais descobrem os salários e a satisfação dos funcionários nas empresas. A pesquisa cruzou as informações das principais razões de satisfação e insatisfação apontadas pelos jovens que participam ou já participaram de programas de trainee. “O nosso objetivo é dar ao jovem profissional uma visão completa do que ele pode esperar na empresa em que pretende iniciar sua carreira”, explica Luciana Caletti, CEO da Love Mondays.

O bom ambiente de trabalho foi o ponto que mais trouxe satisfação aos trainees. A explicação está na influência da boa convivência com outras pessoas da empresa no processo produtivo e no comportamento desses jovens. “O jovem profissional é muito influenciado pelo ambiente onde inicia sua carreira. Assim, trabalhar em um ambiente onde ele se sinta confortável e tenha boa relações com os colegas pode fazer uma diferença significativa na sua produtividade e desenvolvimento profissional”, comenta a CEO.

Na sequência, a possibilidade de progressão na carreira e as oportunidades de aprendizado aparecem como os fatores que mais trazem satisfação aos participantes de programas de trainee. “Muitas empresas consideram os trainees seus futuros líderes e portanto investem na criação de oportunidades de aprendizado e progressão na carreira após o término do programa. Estas promessas de aprendizado acelerado e ascensão profissional são itens extremamente atrativas aos profissionais que buscam tais programas”, diz Caletti.

Os 3 fatores mais elogiados pelos trainees sobre as empresas onde trabalham:

1. Bons ambiente de trabalho
  2. Progressão na carreira
  3. Aprendizado

Por outro lado, quando analisamos os depoimentos dos trainees que estão neutros ou insatisfeitos com o programa do qual participam, vemos que o ponto que mais causa insatisfação é o baixo salário.

O trainee, apesar de ser visto pela empresa como um profissional de alto potencial, ocupa um cargo de entrada, então é natural que o salário às vezes decepcione os jovens ambiciosos que se candidatam aos programas. “Os programas de trainee variam muito conforme a área de atuação profissional e o segmento da empresa, então antes de criar muita expectativa é importante pesquisar sobre o salário e o pacote de benefícios que a empresa oferece aos participantes do programa”, afirma Caletti.

A falta de um plano de carreira estruturado e de reconhecimento profissional são os outros dois fatores que mais geram insatisfação nos trainees. “Muitas vezes o programa de trainees é vendido ao jovem como uma possibilidade de ele se tornar um futuro líder na empresa. Neste caso, é importante que, ao término do programa, a empresa apresente um plano de carreira atraente ao profissional. Caso contrário, ela corre o risco de que este profissional acabe buscando oportunidades de crescimento no mercado”, comenta Caletti.

Os 3 fatores mais criticados pelos trainees nas empresas onde trabalham:

1. Salário baixo
  2. Falta de plano de carreira estruturado
  3. Falta de reconhecimento

Confira algumas empresas que estão com programas de trainee em aberto e o que seus funcionários contam no Love Mondays:

Ambev – avaliada por 914 funcionários no Love Mondays.

Fonte: Ambev

A cultura informal e pouco hierárquica são pontos frequentemente mencionados pelos funcionários da Ambev. As avaliações dos funcionários sobre a empresa também mostram que o foco em metas e a possibilidade de rápida progressão na carreira são aspectos bastante atrativos na empresa.

O programa de trainees da Ambev tem inscrições abertas do dia 27 de julho a 7 de setembro.

ambev

DHL Supply Chain – avaliada por 262 funcionários e ex-funcionários no Love Mondays.

DHL

Foto: Página Oficial da DHL no Facebook

A cultura empresarial da DHL é o aspecto mais bem avaliado pelos seus funcionários. Ainda, eles mencionam que a possibilidade de progressão de carreira, os benefícios corporativos e o ambiente de trabalho são os principais pontos que trazem satisfação na empresa.

O programa de trainees da DHL tem inscrições abertas até 03 de agosto.

DHL

Bosch  – avaliada por 197 funcionários e ex-funcionários no Love Mondays.

BOSCH

Foto: Página Oficial da Bosch no Facebook

86% dos funcionários da Bosch recomendam a uma empresa como um bom local para se trabalhar, elogiando principalmente o pacote de remuneração e benefícios, o bom ambiente profissional e as oportunidades de aprendizado oferecidas pela empresa.

O programa de trainees da Bosch já está aberto e as inscrições vão até 23 de agosto.

BOSCH

TOTVS  – avaliada por 385 funcionários e ex-funcionários no Love Mondays.

TOTVS

Foto: ZH Empregos

A Totvs, uma das gigantes no mercado de tecnologia, é genuinamente brasileira e muito bem avaliada pelos funcionários. A cultura da empresa e o bom ambiente de trabalho são pontos destacados, em particular a flexibilidade que a empresa oferece e a possibilidade de desenvolver sua carreira mantendo a qualidade de vida.

A Totvs está contratando trainees para a área comercial em algumas das principais capitais brasileiras.

TOTVS

JBS  – avaliada por 330 funcionários e ex-funcionários no Love Mondays.

JBS

Foto: Hoje Mais

A possibilidade de progressão na carreira e o reconhecimento profissional são fatores frequentemente mencionados pelos funcionários da JBS no Love Mondays. A remuneração competitiva também aparece como um fator de satisfação mencionado pelos funcionários.

O programa de trainees da JBS tem inscrições abertas do dia 22 de junho e vão até 24 de agosto.

JBS

Embraer  – avaliada por 182 funcionários e ex-funcionários no Love Mondays.

EMBRAER

Foto: Página Oficial da Embraer no Facebook

Os funcionários da Embraer admiram o produto e tecnologia da empresa brasileira, que compete com grandes multinacionais. 85% dos funcionários recomendam a empresa e sentem que possuem qualidade de vida, além de plano de carreira e um excelente pacote de benefícios.

As inscrições para o programa de trainees da Embraer começaram em Julho e vão até 31 de agosto. Confira aqui!

EMBRAER

Deloitte  – avaliada por 232 funcionários e ex-funcionários no Love Mondays.

Deloitte

Foto: Página Oficial da Deloitte no Facebook

A Deloitte é uma das quatro maiores empresas de auditoria do mundo e o aspecto que mais se destaca nas avaliações dos funcionários e ex-funcionários são as possibilidades de progressão na carreira. Além disso, as oportunidades de aprendizado que a empresa oferece e o bom ambiente de trabalho são fatores bastante mencionados pela equipe da empresa.

O programa de trainees da Deloitte está aberto o ano todo, mas novas contratações são apenas mediante demanda das áreas selecionadas.

DELOITTE

Compartilhe.