Procurando emprego? Evite essas 4 mentiras que todos contamos

Talvez você esteja cansado de se candidatar a diversas oportunidades de emprego, procurar inúmeras vagas e receber, consecutivamente, um “não” como resposta. Se esse for o seu caso, talvez seja o momento de identificar algumas mentiras que todos construímos em situações difíceis e, de fato, encarar a verdade sobre a situação.

A seguir, listamos quatro das principais mentiras que as pessoas tendem a inventar. Tente completar os espaços com a sua situação atual e veja como você pode reverter essa situação:

“Minha experiência é muito [Insira um adjetivo]

Você pode completar essa frase com vários termos como “diferente”, “avançada”, “única”, especialmente se você está tentando um movimento grande na carreira e não está obtendo sucesso. Em vez de criar essas mentiras na sua cabeça ou para os outros, que tal simplesmente aceitar o fato de que sua realidade e o que você deseja não se alinham?

Não pense que uma empresa simplesmente não te quer e não há nada que você possa fazer a respeito. Avalie os fatos e prepare-se adequadamente para conquistar essa posição, questionando recrutadores, pesquisando com pessoas do meio e até marcando encontros informais. Depois, mexa no seu currículo, no seu perfil no LinkedIn e em outras redes que possam te ajudar a melhorar sua imagem profissional.

Eu detonei na entrevista e consegui o trabalho

Você conversou bastante com o recrutador, riu muito e passaram um tempo agradável juntos. A tendência é que, com essa sensação, você tenha certeza de que conseguiu a posição e até pare de procurar emprego e isso está muito errado, pois você está lidando [ainda]com falsas esperanças.

Tenha sempre em mente que recrutadores experientes e bons não dizem a você o que estão pensando. Eles podem brincar, se descontrair e demonstrar interesse, mas podem não te escolher para a vaga. Por isso, continue agindo como um candidato e mantenha sua busca ativa.

Eles ainda entrarão em contato

Essa mentira é uma das mais inventadas na nossa cabeça, simplesmente porque semanas podem se passar e nós continuamos acreditando que eles ainda não escolheram o candidato e vão ligar em breve, o que raramente acontece, já que, na maioria dos casos, os candidatos são informados poucos dias depois do processo seletivo.
A melhor solução para isso é entrar de cabeça em outro processo seletivo e assim por diante. Nunca pare de criar oportunidades!

Qualquer trabalho é melhor que o meu

Quando você está muito insatisfeito com o local em que trabalha, é normal dizer que poderia aceitar qualquer coisa, porém você sabe que isso é mentira e o que você realmente deseja é um bom trabalho. Em vez de sair em busca de qualquer coisa, foque seus objetivos em algo melhor e faça com que cada mudança na sua carreira seja boa e produtiva.
Se você está sentindo que sua busca por um emprego estagnou, abra-se para feedbacks. Mentores e amigos próximos podem te ajudar e dizer o que está precisando de melhora. Ao corrigir isso e se abrir para o novo em vez de insistir nas mentiras de sempre você amplia – e muito – suas chances de conseguir um bom trabalho!

Escrito por Equipe Love Mondays

Compartilhe.