Conseguiu seu primeiro emprego? Veja dicas para começar sua carreira com o pé direito

0

O primeiro emprego é motivo de comemoração e muito orgulho para um estudante e sua família. Afinal, anos de estudo finalmente serão recompensados com um trabalho que ajudará a desenvolver suas habilidades e será o passo inicial de uma carreira cheia de conquistas. O desafio, no entanto, não é fácil. O primeiro emprego gera muito medo, angústia e até um pouco de dúvida, pois, até você se acostumar a essa rotina, provavelmente se sentirá confuso. Mas não se preocupe, isso é natural, e com um pouco de ajuda, você vai tirar de letra como lidar com sua nova rotina.

1. Aceite seu novo trabalho e as tarefas que vierem com ele

Assim que você entra na faculdade e consegue seu primeiro emprego é comum já querer entrar mudando a empresa, mostrando serviço e impressionando a todos. Isso é ótimo, é claro, mas cuidado para não se frustrar em um primeiro momento, pois você precisará se provar ainda até assumir tarefas mais complexas. Nessa hora, os jovens se deparam com a necessidade de ética no trabalho, ao terem que fazer trabalhos dos quais nem sempre gostam e, ainda assim, provar que conseguem superar isso e evoluir aos poucos.

Encarar de frente as tarefas “chatas” do início do trabalho é fundamental para progredir. Não desista!

2. Mantenha-se organizado e nunca perca um prazo de entrega

Os jovens precisam ganhar a confiança das pessoas no trabalho, isso é fato. Por isso, não encare seu primeiro emprego como a escola ou algum trabalho voluntário que você tenha feito. Chegar no horário, estar bem vestido, entregar suas tarefas corretamente e se atentar aos prazos é fundamental para se manter no novo trabalho e crescer na empresa. Lembre-se de que seu chefe dificilmente te lembrará dos prazos, assim como os professores fazem na faculdade. A responsabilidade, aqui, é toda sua.

3. Preste atenção à cultura da empresa

Toda companhia é diferente e, por isso, entender sua cultura e se adaptar a ela é fundamental para mostrar que você dá conta do trabalho. É óbvio que você não precisará mudar sua personalidade, porém você deve se esforçar para conhecer todas as pessoas o quanto antes, fazer contatos, aprender com os demais funcionários e aproveitar para interagir. Evite ao máximo almoçar sozinho, pois o isolamento não é bem visto no ambiente de trabalho.

Aproveite essa incrível experiência de estar em uma nova empresa para aprender com as pessoas. Todos – da recepcionista ao CEO – têm algo para te ensinar e alguns profissionais podem ser tornar mentores de sua carreira lá na frente. Desfrute de toda a experiência e conhecimento dos seus colegas de trabalho e absorva essas lições.

4. Faça perguntas

Pergunte, elabore questões e demonstre curiosidade. Escute o que as pessoas têm para te ensinar e absorva isso no seu dia a dia. A vontade de aprender é muito bem vista pelos empregadores e, por isso, a pergunta “o que eu devo fazer depois?” deve fazer parte da sua rotina de trabalho. Nada alegra mais um chefe do que saber que você já terminou uma tarefa e está pronto para outra. Se você errar, tudo bem. Certifique-se de que você aprendeu a fazer da forma correta e seja honesto, admitindo o que aconteceu.

5. Cuidado com o excesso de trabalho

É comum que, no primeiro emprego, os jovens queiram aprender muito e demonstrar sua capacidade e, por isso, acabam se entupindo de trabalho, o que não faz nada bem. Isso empobrece a qualidade do seu trabalho e afeta muito sua produtividade e criatividade. Se você está dormindo pouco, trabalhando demais e sem tempo para uma pausa, provavelmente você ficará estressado. É comum ver jovens cansados e sem energia, porém é fundamental que você se dê um tempinho de vez em quando.

Nós sabemos que é muito difícil pedir uma semana livre, mas nada impede de quando você fizer muitas horas extras  para entregar aquele projeto combinar de sair mais cedo um dia ou emendar um feriado. Acredite: isso faz um enorme bem para a sua saúde mental.

O primeiro trabalho representa um grande desafio aos jovens, pois é lá que eles se mostrarão éticos, confiáveis e competentes. Aproveite esse momento especial para estabelecer conexões e aprender o máximo possível. Quanto mais você absorver, melhor para o seu futuro!

 

 

 

Compartilhe.