Precisamos falar sobre a Crise

Uma coisa sobre o ano de 2015 é certa: a crise econômica está aí. As vendas caíram, muitos setores estão em recessão e instabilidade no mercado de trabalho são fatores que desestimulam a todos nesse ano. Para compensar essa situação desfavorável, dois elementos são fundamentais: otimismo e informação. O Love Mondays busca trazer conteúdos relevantes que te ajudem nesses dois aspectos.

No post de hoje falaremos um pouco do impacto da economia nos diferentes setores, para que quem trabalha neles possa se planejar melhor. Também falaremos dos setores que estão aquecidos, apesar do momento econômico do país (quem sabe não é hora de mudar para a área tão desejada?). De qualquer forma, todas estas as informações serão úteis para que você planeje sua carreira nos próximos meses.

Começando pelos setores que estão em contenção: o primeiro deles que não vai lá muito bem é o de Petróleo e Combustíveis. Com o aumento do preço do barril de petróleo, o combustível encarece. Algumas empresas do setor petroleiro já cortaram postos de trabalho. Com o combustível mais caro, o transporte também sai prejudicado, afetando o setor de Transportes e Logística. Como basicamente tudo depende desse setor, todos os produtos acabam encarecendo, e o consumidor opta por gastar seu dinheiro mais conscientemente, evitando gastos supérfluos como trocar de carro ou dar entrada em uma casa. Ou seja, os setores Automobilístico e Imobiliário também estão encontrando dificuldades. Como a procura pelos imóveis anda baixa, o setor de Construção e Engenharia também entrou na onda da desaceleração.

Alguns setores, por outro lado, estão em pleno crescimento. A alta do dólar registrada favorece a exportação de bens, porque os produtos são exportados em dólar. E os setores que exportam estão indo bem, como por exemplo os de Agropecuária, Metalurgia e Mineração. O setor de Higiene e Beleza também está em pleno crescimento, assim como o mercado de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, que está com uma procura grande por profissionais da área.

Muitos profissionais do mercado já buscam formas alternativas de complementar a renda familiar, se esse é seu caso confira nosso post sobre carreira flexível aqui. Mas caso esteja procurando emprego, entra lá no Love Mondays e confira as vagas em aberto. Seja qual for seu caminho, desejamos a você muita sorte nesse momento de incertezas.

Compartilhe.