Prazo apertado? Veja como otimizar seu tempo no trabalho e fora dele

0

“As três coisas mais difíceis do mundo são guardar um segredo, perdoar uma ofensa e aproveitar o tempo.” Essa curiosa frase, dita por Benjamin Franklin, traduz, entre outras coisas, a dificuldade que as pessoas têm de administrar o próprio tempo, o que acaba gerando uma sobrecarga no trabalho, na vida familiar e pessoal. Atualmente, tempo é algo muito precioso e, por isso, deve ser utilizado da melhor forma, mas nem sempre é fácil otimizar as suas tarefas e conseguir encaixar tudo o que precisa ser feito em um só dia.

Ajudar você a executar ações dentro do prazo estipulado e de forma eficiente é o objetivo das dicas que listamos a seguir. Adotando algumas medidas simples é possível deixar os seus dias muito mais tranquilos e prazerosos (veja 6 mudanças simples para melhorar seu dia) e sentir aquela sensação de dever cumprido, sabe? Sem aquela afobação de quem tem milhares de coisas para fazer e não sabe por onde começar você certamente se transformará em um profissional melhor, além de ser um melhor amigo(a), pai, mãe ou filho(a), desempenhando um melhor papel em todas as esferas da sua vida.

Acompanhe, o que fazer para aproveitar melhor o seu tempo:

Avalie as suas prioridades

Você pode ter várias coisas para fazer, mas deve dar atenção às mais urgentes e tirar da frente o que for possível. Com uma listinha, que pode ser feita em um caderninho ou no seu smartphone, você determina o tempo que utilizará para concluir cada tarefa. Uma dica é colocar as coisas mais difíceis bem no topo, assim, você se livra delas rapidamente e termina o dia mais tranquilo!

Afaste as distrações – mesmo que seja difícil

Sabemos que as distrações do dia a dia são uma tentação para postergarmos as nossas atividades. Amigos chamando no Whatsapp, novidades no Facebook, aquele colega te chama para um café… Tudo é um convite para se distrair e deixar as tarefas para depois, mas, se você conseguir se controlar e deixar tudo isso de lado por algumas horas, garantimos que seu trabalho ou qualquer atividade familiar ou pessoal será concluída muito mais rapidamente. Desde ir à academia e deixar o celular no armário até silenciar o aparelho quando você estiver envolvido em alguma tarefa importante: tudo ajuda a manter o foco.

Organize seu ambiente de trabalho – ou casa

Independentemente de você trabalhar em casa ou em um escritório, a bagunça é uma péssima companhia, pois confunde a sua mente e te impede de avançar nas tarefas que precisa concluir. Uma mesa organizada (confira aqui dicas de como organizar sua mesa de trabalho), documentos devidamente guardados e um ambiente limpo são fundamentais para que o seu cérebro entenda que é hora de se concentrar no trabalho e desenvolver as suas tarefas.

Abuse dos aplicativos de organização

Atualmente, há diversos apps que te ajudam a controlar os gastos, lembrar-se de compromissos, de pagar as contas e de executar determinadas ações. Vale destacar que, com essa recomendação, não queremos que você fique refém dessas tecnologias, mas, sim, utilize-as a seu favor. Centralizar tudo o que precisa ser feito, pago, visto, comprado, etc. em um só lugar reduz a sua ansiedade e minimiza a possibilidade de cometer erros.

Relaxe!

Não adianta nada trabalhar intensamente e não ter tempo para o lazer com a família, a diversão com os amigos e um bom descanso. Uma dica é planejar intervalos para descansar, separando momentos para ler, tirar uma soneca, viajar e fazer o que gosta. Dormir bem é fundamental para ter a energia suficiente para administrar todas as suas tarefas, por isso, não abra mão de boas horas de sono diárias, além de se alimentar de forma saudável (descubra como dormir melhor com uma alimentação adequada), é claro.

Com um pouco de disciplina, foco e organização é possível deixar suas rotinas profissional e pessoal muito mais agradáveis e produtivas. Aposte nessas mudanças!

Compartilhe.