Por trás dos bastidores da Black Friday

0

Ofertas imperdíveis, promoções pelas quais você esperou o ano inteiro, fila na porta das lojas, correria para pegar aquele produto especial que está quase fora de estoque. A Black Friday é uma datas do ano mais aguardadas tanto por consumidores quanto por varejistas.

Você certamente já aproveitou as vantagens de fazer umas comprinhas nesta data. Porém, você sabe o que acontece por trás dos bastidores da Black Friday? Para que o grande dia corra da maneira mais tranquila possível, grandes varejistas e empresas de e-commerce investem pesado em infraestrutura, sistemas e preparação das equipes que atenderão aos ansiosos consumidores. Conversamos com três grandes empresas de e-commerce para descobrir qual é a preparação necessária e como as equipes mantêm os altos níveis de energia necessários para fazer toda a mágica da Black Friday acontecer.

Para motivar as equipes durante a correria do Black Friday, o Buscapé Company, plataforma online que agrega produtos e ofertas dos maiores varejistas do Brasil, promove uma série de ações criativas e mima os colaboradores com diversos benefícios. Camisetas e chinelos com os slogans da data são distribuídos pela empresa e momentos de descompressão como massagem e sala de relaxamento são propiciados para aqueles que precisarem de uma folguinha durante o expediente. Se bater aquela fome, comidinhas deliciosas e descoladas como pizza, brigadeiro e açaí estão à disposição para dar aquela energia extra.

Estimar os números de vendas que a empresa atingirá na Black Friday é a brincadeira que engaja toda a equipe da Beleza na Web, uma grande plataforma de e-commerce de produtos de beleza. A empresa promove uma competição interna, onde cada colaborador pode tentar adivinhar como serão as vendas da data. Quem conseguir chegar mais próximo ao número final leva pra casa um prêmio super bacana. Além disso, a empresa também faz camisetas personalizadas da Black Friday para que todos os funcionários lembrem-se da importância desta época do ano.

Já o Grupo Netshoes, um dos maiores e-commerces de esportes e moda do país, acredita que apenas um dia de Black Friday não é o suficiente e decidiu estender os descontos especiais a todo o mês de novembro, criando o Black November. Logo na virada para o primeiro dia do mês, a empresa ofereceu lanches e energéticos para os funcionários que trabalharam durante a madrugada – parte da equipe de TI inverteu seus horários de trabalho para atender aos consumidores 24h por dia – além de servir um café da manhã antes de irem embora para casa. Mas os lanchinhos especiais não são só para quem trabalha durante a noite: durante o todo o mês estão sendo servidos sanduíches, chocolate e açaí por toda a empresa, além de terem um food truck estacionado no local com várias comidinhas disponíveis. Durante o Black November a empresa também promove o aprendizado e a integração entre as equipes através do Black November Sem Limites, onde os colaboradores podem fazer uma espécie de intercâmbio para a Central de Relacionamento ou para o Centro de Distribuição, passando por treinamentos para aprender a executar tarefas de cada posição, como falar com os clientes e embalar produtos.

Compartilhamos acima algumas fotos do por trás dos bastidores que as empresas mandaram pra gente. Confira! 🙂

Compartilhe.