Por que você não deve recusar uma entrevista de emprego

Quando estão procurando um emprego, é comum que as pessoas acabem se candidatando a muitas vagas, esperando ser encontradas por recrutadores com boas oportunidades para oferecer.

Nesse processo, é possível ser impactado por convites de entrevista que não sejam de seu interesse – talvez para empresas ou cargos que não tenham tanto a ver com aquilo que você busca no momento. O que fazer?

Vamos te mostrar que, ainda que a oportunidade não seja tão interessante, você não deve recusar uma entrevista de emprego! Siga lendo para descobrir os motivos:

Experiência nunca é demais

Ir a uma entrevista de emprego sempre será algo estressante. Mas, quanto mais experiência você acumular nisso, mais confiante se sentirá quando for uma oportunidade “para valer”. Sendo assim, use essas ocasiões como testes, analisando como está sendo sua performance para melhorar seu desempenho na próxima vez. Essa é uma boa forma de acabar com o nervosismo e insegurança.

Chances de aumentar seu networking

Entrevistas de emprego também são ótimas ocasiões para conhecer diferentes profissionais. Imagine que você vá bem em uma conversa e decida não aceitar aquela vaga, mas seja convidado mais tarde para outra oportunidade de seu interesse porque aquele recrutador lembrou de você. Interessante, não?

Essa é uma estratégia que terá um efeito mais perceptível em longo prazo, mas fortalecer seu networking com profissionais que estão em posições hierárquicas para contratar pessoas pode ajudar você a trocar de emprego mais facilmente ou realizar uma transição de carreira sem muitas dores de cabeça.

Você pode acabar decidindo que quer o emprego

Talvez você tenha se candidatado para um vaga que seja mais técnica, mas a realidade é que deseja trabalhar com algo que envolva mais sua criatividade. Nem sempre as descrições de uma vaga dirão tudo sobre aquela oportunidade ou revelarão como a empresa é – talvez você só descubra isso durante a entrevista com o recrutador.

Recusar uma entrevista pode fazer com que você perca uma oportunidade que faria sentido para seu momento de carreira apenas por julgar a descrição da vaga. Por esse e outros motivos apresentados aqui, é recomendável que você aceite a conversa!

Gostou? Curta nossa página no Facebook para não perder nenhuma atualização do nosso blog. Aqui você encontra conteúdos que te ajudarão a crescer profissionalmente, encontrar o emprego ideal e amar as segundas-feiras!

Compartilhe.