Procurando emprego? Conheça os hábitos mais comuns do mercado!

O fim de semana passou e você acordou com a ideia fixa de procurar um novo emprego. Acertamos? É provável que sim. Isso porque, como entusiastas das segundas-feiras que somos, sabemos que esse dia é o que mais “bomba” nas procuras por empregos, ao lado da terça, que é seguido pela quarta-feira de maneira mais discreta. Na quinta, pesquisas demonstram que esse interesse por uma nova oportunidade diminui e sexta, como se pode imaginar, a busca cai bruscamente.

Esse fenômeno de buscar emprego no início da semana e ir perdendo o interesse ou disposição de se candidatar a uma vaga – inclusive nos finais de semana, quando teoricamente você tem mais tempo livre para fazer isso – está intimamente relacionado ao que cada dia da semana representa para as pessoas.

Além de dar um panorama a respeito dos hábitos de quem está procurando emprego, as análises nesse sentido podem ajudar os empregadores, que sabem os melhores dias para publicar vagas, ou seja, quando há mais pessoas buscando por elas.

Outro dado curioso a respeito da busca por oportunidades de emprego é que elas acontecem mais no início do que no fim do mês. Surpreendentemente, quase ninguém se candidata a vagas publicadas no dia 30 ou 31 dos meses, talvez porque estejam com foco no próximo mês e esperando esse ciclo se encerrar e, quem sabe, surgirem oportunidades melhores.

E você? Tem algum hábito específico quando está procurando por alguma vaga ou oportunidade de carreira? Conte-nos tudo!

Fonte: DHI Hiring Indicators

Compartilhe.