Como pedir demissão sem fechar as portas na empresa antiga?

0

Poucos momentos são tão delicados na vida profissional quanto o de pedir demissão. Mesmo que o motivo seja uma oportunidade incrível em outra empresa – e você esteja muito empolgado com as possibilidades de crescimento -, é preciso controlar os ânimos. A forma que você pedirá para sair da empresa antiga determinará se as portas ficarão abertas ou não para um possível retorno. Essas dicas podem te ajudar a se demitir sem deixar uma má impressão:

1- Converse primeiro com o seu chefe direto

Ficar falando sobre a decisão pelos corredores antes de comunicar oficialmente pode ser uma grande cilada, já que a informação pode chegar ao líder por outras pessoas. Veja nele um aliado, não um inimigo.

2- Seja transparente

É preciso dizer o exato motivo de sua saída de maneira prática, sem rodeios. Se é porque você recebeu uma proposta melhor, explique de maneira delicada que a empresa não tem condições de cobrir a oferta. Se o motivo for a chance de maior crescimento ou insatisfação com a atual empresa, também vale expor isso de maneira objetiva e sensível, com cuidado para não menosprezar.

3- Não lave roupa suja

Essa não é a hora para resolver eventuais desavenças, nem para conduzir a conversa em tom ameaçador. Muitas vezes, o profissional se sente desvalorizado durante sua trajetória na empresa, mas isso deveria ter sido demonstrado antes. No momento da demissão, atenha-se em deixar a melhor impressão possível.

4- Resolva as pendências

Uma das atitudes que mais fecham portas é deixar a empresa na mão – por isso, é muito importante ter a preocupação de fechar o ciclo de forma adequada. Liste todos os projetos e tarefas que estavam sob sua responsabilidade e informe os colegas e superiores por e-mail, para que fique formalizado. Se for necessário, faça tutoriais com suas tarefas para que não haja dúvidas. Se for o caso, vale também fazer uma reunião de passagem para aparar possíveis pontas soltas.

5- Siga o trabalho seriamente até a saída

Não é porque você já está com a cabeça em outro lugar que vai “empurrar com a barriga” os dias que restam na empresa antiga. O corpo mole afeta, e muito, a sua imagem, e pode facilmente manchar uma reputação construída ao longo de muito tempo. Então, resista à tentação de chegar tarde e sair cedo, entre outras atitudes negativas.

Por Finanças Femininaso primeiro site de finanças para mulheres do Brasil. Um site para ajudar mulheres a organizarem as suas contas, aprenderem a gastar melhor e a investir. Nosso objetivo é ajudar você a se tornar mais independente!

Curtiu? Leia também: Namoro no ambiente de trabalho: como lidar?

Para demandas de imprensa, entre em contato com imprensa@lovemondays.com.br

Compartilhe.