Pavor de segunda-feira?

0

Que atire a primeira pedra quem nunca ficou chateado pela noite de domingo chegar tão depressa. As tão odiadas segundas-feiras são um pânico comum, compartilhado por adultos, crianças e todos aqueles que têm sua rotina recomeçada no primeiro dia útil da semana. O domingo, famoso antecessor do tão temido dia, é sempre marcado por aquele sentimento de fim de férias e mini depressão. O pensamento premeditado de ter que acordar cedo no dia seguinte, se arrumar para ir trabalhar, encarar o trânsito e o stress coletivo, chegar na empresa e ainda enfrentar toda a longa jornada de trabalho que você tem pela frente, sempre vem à mente quando o sol começa se pôr e você percebe que o seu descanso e tranquilidade está chegando ao fim.

No entanto, as segundas-feiras são apenas um dia da semana, como todos os outros. Então por que tanto ódio permeando sob elas? Existem vários possíveis motivos para você ficar tão dolorosamente incomodado no seu domingo à noite:

– Talvez você odeie o seu trabalho. Não existe nada pior do que acordar cedo todos os dias, se arrumar e ir fazer algo que você não gosta. Além de fazer de má vontade, você vai estar sempre olhando para o relógio e o arrastar do tempo vai te deixar cada vez mais desgastado.

– Você está entediado com suas funções. Quando você é constantemente desafiado e está entusiasmado com suas tarefas, você nem percebe o tempo passar. Mas quando você fica cansado dos seus afazeres, sua mente fica em qualquer lugar menos dentro do escritório.

– O ambiente da sua empresa é ruim. Trabalhar num ambiente conturbado, com muito stress, gritos e desavenças, pode fazer qualquer um odiar as segundas-feiras.

– Você está sobrecarregado. Muitas tarefas e pouco tempo para realizá-las. Talvez porque a) você não esteja recebendo ajuda ou b) você não tem muito domínio sobre o assunto em que está trabalhando e está sendo difícil executar as tarefas que deveria.

– O lugar físico onde você trabalha. Passar a maior parte do seu dia em um ambiente que não é agradável pode ser o grande problema. Ninguém merece ficar horas em um lugar desconfortável.

Para ter um início de semana mais ameno, o nosso final de semana tem que ser agradável também. Para combater as tristes noites de domingo, manter pensamentos positivos na cabeça, pode ajudar. O famoso “olhar fora da caixa” pode te servir como combustível para começar bem a semana, aproveitando esse recomeço para mudar alguma coisa que te incomoda ou te cansa na sua rotina. Separar aquilo que está no seu controle daquilo que você não pode mudar, te poupará estresses desnecessários. Aproveite seu tempo livre para relaxar o máximo que puder, fazer o que gosta, e assim ir trabalhar na segunda com mais energia. E o mais importante: seja otimista. Mesmo que o seu emprego não seja o mar de rosas que você sonhou, nem tudo está perdido. Procure analisar os aspectos positivos no seu trabalho e no seu dia.

Mas quanto às segundas-feiras, como você pode deixar de odiá-las? Aqui vão algumas dicas:

– Adote um projeto! Talvez chegar até o seu chefe e dizer para ele que você está entediado não seja uma boa ideia, mas você pode ao invés disso dizer a ele que anseia por novos desafios. Aderir a alguma atividade dentro da empresa mostrará iniciativa e pode ser o grande diferencial que você procura na sua rotina de trabalho.

– Faça pequenas mudanças. Se você almoça sempre no mesmo lugar, ou passa muito tempo com colegas de trabalho que só te desmotivam, pare! Trocar pequenos detalhes do seu dia, como almoçar com pessoas e conexões diferentes, podem trazer um positivismo extra.

– Peça ajuda. Não se sufoque tentando fazer mais trabalho do que o que você consegue aguentar. Procure por ajuda e se na empresa não tiver ninguém disponível que possa te ajudar, proponha um programa de estágio. Não deixe que seus afazeres acumulem.

– Traga para sua mesa alguma decoração que te faça feliz. Ter uma foto ou um objeto que te lembre coisas boas emanará boas vibrações para seu o dia. Pode ser uma foto da sua família, amigos, animais de estimação, ou quem sabe até de paisagens bonitas e viagens que você fez ou almeja fazer. Lembrar do que te espera lá fora irá te motivar.

– Encontre a empresa que te faça amar as segundas-feiras. Se você sente que não combina com o seu ambiente de trabalho e não sente propósito no que está fazendo, talvez seja hora de buscar uma empresa que tenha a sua cara. No Love Mondays você lê avaliações de milhares de profissionais sobre o seu ambiente de trabalho e escolhe o que combina com você.

A vida é muito curta para a gente perder tempo odiando as segundas-feiras. Encare o início da sua semana como uma oportunidade para recomeçar. E lembre-se: o seu dia é aquilo que você faz dele, se você não consegue ver a felicidade dentro do seu escritório, leve-a para lá com você!

Compartilhe.