Conheça a importância de ser otimista no trabalho

Um ambiente de trabalho positivo e harmonioso é capaz de tornar os resultados cada vez mais eficazes e produtivos para todos os envolvidos. É certo que todos nós possuímos dias ruins, problemas pessoais e tantos outros imprevistos, mas até que ponto esses problemas externos devem afetar sua positividade no trabalho?
A carreira profissional é construída aos poucos, com muita dedicação e determinação. É comum enfrentarmos, diariamente problemas e ter de lidar com alguns fracassos, o importante é não desanimar, e não deixar que o pensamento negativo tome conta do ambiente prejudicando, assim, o andamento e a produtividade do trabalho.
Pensando nisso nós, do Love Mondays, selecionamos alguns conselhos para tornar atitudes cotidianas mais positivas e incentivar seu potencial otimista!
Reconhecimento
Valorizar o outro é sempre bem visto. Ações positivas, com respeito, reconhecimento e agradecimento torna o ambiente cooperativo; todos passam a se sentir parte do processo e com isso ficam mais produtivos e positivos.

Pró Atividade
Demonstrar interesse e estar sempre em busca de novos desafios pode ser inspirador para todos ao seu redor. Ser uma pessoa proativa exige organização e determinação, então atente-se a isso, também.
Vida pessoal x Vida profissional:
Manter esse equilíbrio é fundamental para não prejudicar o ambiente de trabalho. Se está com muitos problemas pessoais, muitas inseguranças, não deixe isso afetar sua produtividade! Alivie a tensão, arrume motivos para se motivar cada vez mais com o trabalho, e não deixar que seus problemas afetem outras pessoas.

Faça o que você gosta
Quando estamos contentes com o trabalho consequentemente temos um humor melhor, uma disposição maior, então invista naquilo que te faz bem, que te dê bons pensamentos sobre a sua rotina, carreira e vida.

Comunicação
É importante utilizar uma comunicação otimista, que seja acessível e represente sua empatia com todos a sua volta, além de influenciar diretamente na imagem que você passa, como pessoa motivada e sempre presente. Grosserias, falta de respeito, fofoca, tornam o ambiente negativo e pouco produtivo.

Tomando algumas dessas atitudes você incentivará seu ambiente a ser mais positivo e, consequentemente, de melhor convivência. Mas o otimismo que envolve um ambiente é diretamente proporcional à positividade individual que cada um dos indivíduos do grupo carregam consigo. A Oxford Schoolarship desenvolveu um estudo recentemente que trouxe a sigla HERO, representando os principais valores pessoais para suas experiências de trabalho ao longo de sua carreira:
Hope (Esperança): Acreditar em si e ir atrás de seus objetivos.
Efficacy (Eficácia): Ser capaz de confiar no seu potencial, a fim de atingir seus melhores resultados.
Resilience (Resiliência): Ter a capacidade de superar cada fracasso ou imprevisto.
Optimism (Otimismo): Ter postura positiva frente seu trabalho, ao seu potencial e de sua equipe.

O mais importante é manter o foco, o respeito e o ideal mesmo perante os problemas diários, tanto pessoais quanto profissionais. A postura positiva é construída com o cotidiano corporativo, e com muito auto conhecimento. Rever as atitudes e o posicionamento é essencial para o crescimento na vida e na carreira, é preciso assumir quando está errando e procurar melhorar, para o próprio bem e para o bem da equipe; é preciso entender o impacto que nossas ações possuem no ambiente geral e buscar sempre dar o nosso melhor buscando cada vez mais realizações e aprendizados.

Compartilhe.